Modelo de transparência e agilidade na gestão pública, a Prefeitura de Maringá economizou R$ 7 milhões em itens de papelaria desde a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A ferramenta, adotada em 2020, garantiu a tramitação eletrônica dos processos e documentos. O case de sucesso desperta a atenção de outras cidades, como é o caso de Toledo, cidade distante cerca de 280 km. Na sexta-feira, 22, a Prefeitura de Maringá recebeu representantes do município para auxiliar na adoção do SEI.
A equipe da Prefeitura de Toledo conheceu a estrutura do SEI e a metodologia utilizada em Maringá. O objetivo do encontro foi compartilhar conhecimento e fornecer o suporte necessário para implantação da ferramenta em Toledo. Com o SEI, além da estruturação dos processos, a Prefeitura de Maringá economizou 45 milhões de folhas de papel, o que representa cerca de 4,5 mil árvores preservadas, e 107 milhões de litros de água que seriam utilizados na fabricação de papel.
O secretário de Governo, Hércules Kotsifas, destacou a importância do SEI para a transparência dos processos, além de facilitar o acesso da comunidade aos serviços municipais. “Por meio da plataforma, a população tem acesso a diversos serviços, como o IPTU Verde, autorização para uso de espaços esportivos, recursos de autos e outros. Com a tramitação eletrônica, também não há mais custos com papel e o prefeito consegue acessar imediatamente os documentos”, disse.
A Prefeitura de Toledo foi representada pelo secretário de Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo; o secretário de Administração, Andriws Prestes; o diretor de Licitações, Compras e Contratos, Elvis da Silva e o diretor de Informática, Robson Wosniak. O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para uso gratuito e livre pelas administrações públicas.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Fábio Reina/PMM)
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