Procon de Maringá e Semob vistoriam serviços do transporte coletivo



 Garantir serviços de qualidade para a população maringaense. Assim a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e o Procon realizaram ontem (19) uma ação em conjunto vistoriando serviços do transporte coletivo. A ação na parte da manhã foi na garagem da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e à tarde no Terminal Urbano. Participaram equipes da Prefeitura e o chefe de Setor de Tráfego da TCCC, Luiz Carlos Alves, acompanhou as vistorias. 

 
Entre os aspectos verificados estavam a higienização dos ônibus, o lacre das catracas, a quilometragem dos veículos, a limpeza e manutenção do terminal urbano, o fluxo de passageiros, o cumprimento das tabelas de horários dos ônibus, entre outros. 
 
O trabalho de vistoria é permanente na prefeitura e acontece em outros segmentos durante todo o ano. Como nas vans do transporte escolar, nos táxis, entre outros prestadores de serviços. E será ampliado em breve, com a contratação de mais fiscais. “É um serviço utilizado por muitas pessoas todos os dias”, explica o secretário da Semob, Gilberto Purpur. “Por isso, é importante estarmos sempre verificando se tudo está funcionado conforme o contrato”. 
 
Na garagem, os agentes da Semob lacraram as catracas de alguns veículos. É esse equipamento que fornece os dados para a verificação do volume de passageiros. A empresa informa que está trocando os equipamentos, passando totalmente para o digital, cujas informações caem no sistema na hora, com acesso total para a Semob. A fiscalização também será estendida aos terminais da cidade.
 
A TCCC tem uma frota de 235 ônibus fazendo o transporte coletivo em Maringá, por 63 linhas passando por 2.330 paradas de ônibus e com o fluxo, em média, de 90 mil passageiros diariamente. 
 
Durante a pandemia de coronavírus, Semob e Procon também atuaram em conjunto. Inclusive com a aplicação de multas do Procon para a TCCC por descumprimento do decreto municipal em prevenção ao coronavírus. “O transporte coletivo é um serviço essencial para a população. Precisa ser bem feito e estar de acordo com normas e legislação”, cita o coordenador do Procon, Flávio Mantovani. 
 
Quem verificar alguma irregularidade no transporte coletivo para registrar na Ouvidoria Municipal, no telefone 156, ou no site da Prefeitura de Maringá.
 
(Andye Iore/PMM)

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