Na Cidade de Maringá, Procon em Domicílio atende aposentada sobre cobrança indevida da Sanepar



 Cobrança indevida no valor de R$ 8 mil. Esse foi o motivo que o Procon em Domicílio atendeu na tarde de ontem (1º) a dona de casa aposentada, Mercedes Mazine, de 77 anos. Ela mora na Vila Santo Antônio e entrou em contato com o órgão de defesa do consumidor pedindo ajuda sobre a conta de água no alto valor, recebida em abril desse ano. Ela costumava pagar em torno de R$ 85, em média.

Como ela não foi atendida adequadamente na Sanepar, procurou ajuda do Procon pelo telefone 151. O órgão de defesa do consumidor notificou a Sanepar pedindo esclarecimentos sobre a cobrança indevida e o abatimento do valor, para uma cobrança adequada conforme o consumo da casa. A Sanepar tem 12 dias para responder a notificação do Procon. “É muito satisfatório ajudar essas pessoas que precisam de um atendimento em casa”, comenta o coordenador do Procon, Flávio Mantovani, que fez o atendimento pessoalmente, na varanda da residência da consumidora. “Eles demonstram muita gratidão por irmos até eles. Isso porque é comum as empresas agirem com descaso nessas situações”.

Dona Mercedes é a dona da casa onde tem a cobrança indevida. A residência é ocupada hoje pelo inquilino João Antônio Rodrigues Gaspar, que tem dificuldade de locomoção. Por isso, a visita foi solicitadoa por Mercedes Mazine. O motivo do alto valor da fatura seria um suposto vazamento no encanamento. Caso foi registrado e encerrado pelo Procon em menos de 15 minutos, depois de vários dias que a consumidora tentou resolver com a Sanepar e não conseguiu.

FAKE - Ontem o Procon também atendeu a aposentada Lucinda Silva Conceição. Ela solicitou a visita após receber uma mensagem em seu telefone celular avisando que uma compra de R$ 1,9 mil havia sido aprovada numa loja de departamentos. Como ela nunca fez tal compra, ficou preocupada e pediu ajuda.

O gerente de Planejamento do Procon, Adeílson Renato, informou que tem sido comum esse tipo de mensagem pelo telefone celular e internet. Geralmente, golpe ou fake news. A idosa foi orientada a monitorar o extrato de sua conta bancária. Se verificar algum valor que ela mesma não tenha pago, comunicar o Procon novamente.

AGENDA - O Procon em Domicílio é para pessoas com dificuldade de locomoção, deficientes ou acamados. Quem precisar, deve solicitar pelo 151 para passar por uma triagem e, se for o caso, agendar a visita. O Procon em Domicílio já fez sete atendimentos. Confira os casos:

• 7 de março de 2023 - professora idosa x telefonia;

• 7 de março - dona de casa x loja esportiva;

• 21 de março - dona de casa cadeirante x Sanepar;

• 2 de maio - aposentada com dificuldade de locomoção x banco;

• 23 de maio - acamado aposentado x telefonia.

• 1º de junho - aposentada com dificuldade de locomoção x Fake News no celular

• 1º de junho - aposentada locatária x Sanepar

(Andye Iore/Procon Maringá)

 

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