Na Cidade de Maringá, projeto ′Jardinete′ revitaliza espaços com registro de descarte irregular de materiais
A Prefeitura de Maringá monitora constantemente diversos pontos da cidade onde há descarte irregular de lixo. Para combater essa prática, a gestão municipal investe na revitalização desses espaços, incluindo a renovação do paisagismo e criação de pequenos jardins. Realizado pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb), o projeto chamado de ′Jardinete′, além de recuperar os espaços e evitar o descarte incorreto, proporciona um visual diferente para o local e a criação de um novo equipamento público para convivência.
Neste ano, o município realizou a criação de um ′Jardinete′ na Avenida Paranavaí. Além da transformação do espaço com novo paisagismo e plantio de mudas de flores e folhagens, o município instalou um banco produzido a partir de troncos de árvores condenadas e foram removidas de calçadas ou canteiros. Segundo o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, o objetivo é revitalizar outros dez espaços neste ano.
“A recuperação e transformação dos espaços, que antes estavam vazios, com o plantio de flores e novo paisagismo, é uma forma de ocuparmos os locais. Dessa forma, evitamos que as pessoas possam fazer o descarte irregular”, diz. Paulo Gustavo Ribas explica que na Avenida Paranavaí, por exemplo, o local era ponto de descarte de poda e galhos.
O secretário destaca que a comunidade também pode ajudar no combate do descarte irregular e denunciar os casos. As denúncias devem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal no aplicativo Ouvidoria 156 Maringá, no site ou pelo telefone 156. É importante que o reclamante reúna o máximo de informações possíveis como fotos, vídeos e placa do veículo para que o infrator seja identificado e multado.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Mileny Melo/PMM)
Comentários
Postar um comentário