Em Maringá, Prefeitura divulga ações para 2023




A gestão municipal investe no planejamento estratégico com ações efetivas para a população em todas as regiões da cidade. Na última sexta-feira, 17, foram apresentados os resultados do Plano de Metas 2022, iniciativa implantada na Prefeitura de Maringá e que tem colocado a cidade como referência em gestão pública inovadora e eficiente. Além da apresentação, os secretários municipais também realizaram assinatura do termo de comprometimento de resultados com as iniciativas para o ano de 2023. 
 
Os resultados, que refletem as ações implantadas para o desenvolvimento sustentável e promoção do bem-estar da comunidade, apontam que no ano passado foram executadas 1.495 ações com 358 metas definidas (confira a apresentação complexa em anexo). Entre os resultados estão conquistas importantes como a inauguração de três restaurantes populares, entrega de 3,3 mil notebooks para professores da rede municipal, revitalização e modernização dos espaços públicos, implantação de usinas fotovoltaicas e outras melhorias.
 
O prefeito Ulisses Maia participou da apresentação dos resultados e destacou a importância do planejamento das políticas públicas. "Esse modelo, que reorganiza os nossos processos e garante mais eficiência às ações, representa mais qualidade de vida e avanços para a população. Com esse trabalho, realizado de forma otimizada, consolidamos nossa cidade como a melhor do Brasil para viver”, diz.
 
O secretário de Governo, Hércules Kotsifas, realizou a apresentação das metas do ano passado e das novas ações que serão desenvolvidas em 2023. “Nossa metodologia do Plano de Metas é referência para outras cidades como um modelo de gestão pública. Com isso, garantimos no ano passado qualidade e agilidade nos serviços prestados à comunidade e vamos seguir em 2023 com foco no desenvolvimento sustentável”, afirmou.  
 
Para 2023, a Secretaria de Governo (Segov) aperfeiçoou a metodologia com a divisão do Plano de Metas por eixos temáticos definidos com base nos principais desafios atuais e também que colocam Maringá pronta para o futuro. As metas estão ancoradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos princípios do conceito ESG (Ambiental, Social e de Governança). 
 
A metodologia estabelece o desenvolvimento de ações em cinco eixos temáticos (Maringá Empreendedora, Maringá Inteligente, Maringá Transparente, Maringá Sustentável e Maringá Inclusiva). Para 2023, foram definidas 25 metas, que reúnem propósitos para melhorar a vida da comunidade; 152 projetos, que detalham como as metas podem ser aplicadas; e 349 ações com atividades práticas para garantir o cumprimento das metas. Confira em anexo o Plano de Metas 2023. 
 
Durante a cerimônia, os secretários municipais realizaram a assinatura do Plano de Metas com o estabelecimento das responsabilidades de cada pasta e reforçaram o compromisso de garantir celeridade às ações prioritárias para 2023. Representando o secretariado municipal, o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora, destacou que o comprometimento é fundamental para o crescimento da cidade. “Estamos colhendo os frutos das ações realizadas e vamos seguir com novos desafios para avançarmos cada vez mais.”
 
Também participaram da cerimônia de apresentação dos resultados do Plano de Metas 2023, o deputado estadual Adriano José; os vereadores Alex Chaves, representando a Câmara de Vereadores, Mário Verri, Altamir da Lotérica, Paulo Biazon, Dr. Manoel Sobrinho e Sidnei Telles; o reitor da UEM, Leandro Vanalli; o superintendente geral do Apoio aos Municípios, Ricardo Maia; o comandante do Corpo de Bombeiros de Maringá, tenente coronel Fábio de Azevedo; o Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Major Mildemberg; a presidente do Codem, Jeane Nogaroli, o chefe do escritório da Casa Civil em Maringá, Walter Guerlles; o presidente da Software By Maringá, Joelson Fila de Andrade; o presidente do Sincontábil, Andrei Marlon; a diretora da 15ª Regional de Saúde, Daiane Camacho; além de outros representantes de membros de organizações da sociedade civil e autoridades.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Ana Carolina Alves/PMM)
 

Comentários