Oficina para a população LGBTI+ cumpre com seus objetivos com ações e diálogos sobre Trabalho e Empregabilidade



 Na última sexta-feira, 29, foi realizada a oficina sobre Trabalho e Empregabilidade LGBTI+. Com apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Gerência de Diversidade, vinculada à secretaria de Juventude e Cidadania, e organizada pelo Projeto Conexão Brasil, a oficina aconteceu no Centro de Ação Cultural (CAC) e foi responsável por contribuir para a promoção de cidadania plena e inclusão de pessoas LGBTI+ no mercado de trabalho.


Em dois dias com um grupo de 25 pessoas, foram trabalhados conceituação sobre LGBTI+; dados de violência; Leis e Conquistas; O que é o Triple da Cidadania: Plano, Coordenação e Conselho; Advocacia e Controle Social; Vantagens da Diversidade de uma Organização; RH e Diversidade; Comitê da Diversidade; Central de Denúncias.

Uma das participantes, Leonna Moriale, 19 anos, é mulher trans e relatou que a oficina foi bem proveitosa para sua realidade. “Acredito ser necessário este espaço de convívio e informação entre a comunidade e quem está fora dela. Para além de empregabilidade, muito do que foi passado na oficina corresponde para acabar com uma visão estereotipada de nossos corpos e identidades no primeiro contato.”

Moriale também reforçou sobre a importância em se fazer ações para a comunidade LGBTI+, sejam elas vindas do setor privado, público ou de ONGs. “Muitas pessoas que fazem parte da sigla algumas vezes estão alheias aos seus direitos dentro da sociedade civil. Essas ações possibilitam mais informação, qualificação, desenvolvimento e dignidade para nossos corpos”.

A Aliança Nacional LGBTI+, em convênio com o projeto, disponibilizou certificados para todos que participaram da oficina.

(PMM)

Comentários