Maringá executa Plano de Manejo com manutenção e limpeza no Parque do Ingá



 Um dos cartões postais da cidade, o Parque do Ingá, recebe ações periódicas de manutenção. Essas atividades realizadas pela Prefeitura de Maringá fazem parte de uma série de ações adotadas para execução do Plano de Manejo. Como parte dessas atividades, nesta quinta-feira, 5, o Instituto Ambiental de Maringá (IAM), com apoio da Secretaria de Limpeza Urbana, iniciou uma operação de limpeza com a remoção de galhos e espécies exóticas.  

 
Todas as atividades têm respaldo técnico e parecer favorável dos biólogos do Instituto Ambiental, que vão acompanhar toda a operação. A diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff, afirma que o objetivo da manutenção é melhorar a biodiversidade do local e contribuir com a regeneração das espécies. “Buscamos sempre a melhoria da unidade de conservação e garantir a segurança e bem-estar dos visitantes, proporcionando espaços mais agradáveis”, afirma.
 
Os serviços continuam nesta sexta-feira, 6. Durante a limpeza, o Parque do Ingá continua aberto para o público. A orientação é que os visitantes se atentem para os locais que estão recebendo manutenção.  
 
Além da manutenção periódica, o IAM segue com atividades em andamento para execução do Plano de Manejo. O documento, aprovado em 2021, estabelece as ações ambientais que devem ser executadas no parque. Uma das iniciativas em andamento é a parceria do município com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fadec) para apresentar soluções para o problema hídrico.   
 
A parceria, firmada no ano passado, busca encontrar um modelo para o sistema de drenagem e soluções para o manejo das águas pluviais no entorno e dentro do parque. Os resultados preliminares do estudo serão apresentados para a comunidade em primeiro de junho, às 9h, no Auditório Hélio Moreira, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente. 
 
Além dessas ações, outras iniciativas foram adotadas para o cumprimento do plano de manejo:
 
- Atividades de Educação Ambiental 
- Projetos de pesquisa com instituições de ensino superior 
- Capacitação com servidores do Parque  
(Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários