Maringá atende solicitação via Ouvidoria e fará resgate e castração de 30 gatos



 Em Maringá, o cuidado da Prefeitura com os pets é constante. Nesta segunda-feira, 16, a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal inicia o resgate e castração de cerca de 30 gatos de uma única casa no Parque Itaipu. Depois do atendimento veterinário, os animais estarão disponíveis para adoção. A ação começou após pedidos da própria família da tutora e de vizinhos, por meio da Ouvidoria Municipal. 

 
Na casa, a moradora começou com três gatinhos. Sem o controle por meio da castração, o número de animais aumentou e chegou a quase 30. A tutora morreu recentemente e os vizinhos e a própria filha dela solicitaram apoio da secretaria para que os animais fossem resgatados. Para o secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Marco Antônio de Azevedo, o caso reforça a importância da castração dos animais. 
 
O secretário esteve na casa na manhã desta sexta-feira, 13. Ele explica que a pasta vai atuar em diversas frentes no caso. Além do resgate, os gatos serão atendidos nas clínicas conveniadas ao município e castrados por meio do programa gratuito de castração da prefeitura. 
 
Após o procedimento, os animais serão encaminhados para parceiros do projeto PetLar Solidário. Atualmente, a cidade tem 11 lares cadastrados no programa e que oferecem lar temporário, de forma voluntária, aos animais resgatados. Além disso, a secretaria vai organizar uma feira de adoção para que os gatos possam encontrar um novo lar. 
 
Em Maringá, desde 2017, com o início do projeto de castração gratuita da gestão municipal, a cidade já realizou quase 27 mil procedimentos. Desde então, também foram realizadas cerca de 130 feiras de adoção e 1.235 animais conseguiram um novo lar. 
    
FEIRA DE ADOÇÃO - Neste sábado, 14, a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, realiza uma feirinha de adoção responsável no estádio Willie Davids, das 18h às 22h. Filhotinhos de cachorros estarão à procura de um novo lar. Em caso de chuva, a feira será adiada. 
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

Comentários