Cidade de Maringá divulga programação do Dia Mundial do Ciclista



 A Prefeitura de Maringá realizará hoje (14) uma série de atividades em celebração ao Dia Mundial do Ciclista. A data é comemorada no dia 15 de abril. Mas, como será feriado de Sexta-Feira Santa, as ações da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) serão no dia anterior. Confira a agenda abaixo. 

 
Estão previstas a entrega de braçadeiras refletivas para os ciclistas, um curso para os ciclistas na praça Raposo Tavares, simulação de acidentes para orientar e prevenir, podas de árvores nas ciclovias, entre outras ações. O gerente de Educação de Trânsito da Semob, Rafael Martins, informa que caso chova nos horários, as atividades serão transferidas para o Terminal Urbano. 
 
DEBATE - A gestão Ulisses Maia tem foco na bicicleta como modal de transporte. Por isso, é um dos temas importantes debatidos no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) que está em andamento e será entregue no começo do segundo semestre. 
 
O objetivo é a melhora de vida da população com readequação da paisagem urbana, a redução do tráfego de automóveis, desenvolvimento do transporte público, estimulo à locomoção a pé ou com bicicleta, entre outras iniciativas da gestão Ulisses Maia. Essas ações combinadas resultam em redução de acidentes e da poluição, entre outras melhorias para Maringá, que já é a melhor cidade do Brasil para viver.
 
AMPLIAÇÃO - Pedalar em Maringá é uma relação de esporte, lazer, saúde, trabalho e mobilidade. A gestão Ulisses Maia amplia a malha de ciclovias. Atualmente são 41 quilômetros de vias, com planejamento para chegar a 57 kms até final do próximo ano. “Também estão no planejamento da gestão fazer manutenções e reformas nas ciclovias existentes”, comenta o secretário da Semob, Gilberto Purpur.  
 
PARCEIROS - Além da Semob, participam do Dia Mundial do Ciclista a Polícia Rodoviária Federal (PRF), SEST/SENAT, Hoftalmar, 15ª Regional de Saúde, Uningá, Maringá FM, Detran, Polícia Militar, Samu, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros. 
 
PROGRAMAÇÃO Dia Mundial do Ciclista:
• 7h40 - entrega de braçadeiras nas ciclovias da esquina das avenidas Horácio Raccanello Filho com a Pedro Taques;
• 9h - curso para ciclistas na praça Raposo Tavares;
• 9h30 - simulação de acidente na praça Raposo Tavares;
• 10h -  abordagens preventivas a motoristas e motociclistas na Praça Raposo Tavares;
• 14h - poda de árvore na ciclovia avenida Cerro Azul.

• Confira o site do PlanMob . 
- Texto: Andye Iore. Foto: Mileny Melo/PMM

Comentários