A partir desta sexta-feira (11) uma nova história começa a ser escrita na Porsche Carrera Brasil. Querendo repetir o feito de 2018, quando a segunda geração do Carrera 991 chegou às pistas brasileiras, Werner Neugebauer vai focar na adaptação ao novo carro no próximo fim de semana. O piloto foi o primeiro campeão da categoria principal com os novos bólidos em 2018. Nos dias 11 e 12 de março a categoria se reúne no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos na capita paulista, para o primeiro contato dos pilotos com os novos Carrera 992.
Para o piloto de 35 anos, a estreia do novo carro marca mais um capítulo de evolução na história do campeonato no Brasil. “O carro é totalmente novo, então nós vamos para a pista sem referência nenhuma. Nada do que a gente fazia com o outro carro vai funcionar, então o primeiro dia é conhecer o carro, os pneus, como tudo vai reagir. Talvez no segundo dia seja o momento de começar a buscar um pouco de performance”, disse Neugebauer, que com o carro anterior disputou 60 corridas, vencendo 10 e com 25 presenças no pódio. “Vai ser um trabalho novo, do zero”, completou o piloto do carro #8, que na temporada 2021, foi o competidor que somou mais pontos no campeonato Sprint, mas os descartes obrigatórios deram o terceiro lugar no campeonato.
Serão dois dias de atividades na pista de Interlagos buscando a melhor adaptação para a etapa de abertura do campeonato, em Goiânia (GO), nos dias 2 e 3 de abril.
O novo carro
Após quatro anos de disputa com a segunda geração do 991, novos carros vão estrear na temporada 2022. O modelo de carros que serão usados nesta temporada estreou na Europa em 2021. Mas o que de fato muda do 991.2 para o 992?
Aparência e pressão aerodinâmica
O novo carro tem algumas particularidades importantes em todos os aspectos do carro. Logo de cara é possível ver que a asa traseira do carro mudou. Agora ela é presa pela parte superior, com um “pescoço de garça”, o que faz com que a parte inferior da asa fique livre e aumente a pressão aerodinâmica do carro.
Chassis
No chassis, o carro é composto 70% de alumínio e 30% de aço – exatamente o contrário do seu antecessor. Por ser mais rígido o conjunto ganha em estabilidade e melhora a performance, além de ficar mais seguro em caso de colisões.
Motor e câmbio
O motor também teve uma mudança e passa a ter 510hp, 25hp a mais do que os carros antigos. O câmbio segue sequencial de seis marchas, mas mudou um componente eletrônico que deixou a peça mais leve, com troca de marchas mais precisas e uma durabilidade maior.
Pneus
Os pneus também mudam um pouco. Continuam sendo fornecidos pela Michelin, mas os compostos traseiros ganham um reforço na carcaça para aguentar o aumento de potência do carro, além de ser 1kg mais leve do que os anteriores, mesmo com as mesmas dimensões. Os pneus dianteiros passam a ser mais largos.
Suspensões e freio
Na parte “invisível” o carro também tem mudanças. Saem as suspensões McPherson e entra a Duplo A. Com o novo componente a variação de cambagem e convergência é menor, gerando mais estabilidade. Os freios do 992 são da Brembo com seus pistões por pinça, além de um sistema ABS com um processamento de dados muito mais rápido. Com isso a frenagem se torna mais precisa e mais estável. De acordo com a Porsche Cup Brasil “em Interlagos, a freada no final da reta principal passou a ser feita 20 metros mais tarde”.
Volante e banco
No interior do carro, o que mais chama atenção é o novo volante. A maioria dos controles passam a ficar ao alcance do piloto, sem que precise tirar as mãos do volante. Agora o piloto consegue mudar os mapas do carro com mais segurança. Ainda segundo a categoria, a posição de pilotagem ficou mais confortável com o novo banco, que “abraça” o piloto.
Números do Werner Neugebauer competindo com o 991.2:
2 títulos (Sprint 2018/Overall 2019)
60 corridas
10 vitórias
25 pódios
4 poles
(Foto: Bruno Terena/Divulgação)
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