Prefeitura prepara Semana do Turismo com foco na Rota das Cervejas de Maringá



 A Prefeitura de Maringá finaliza os preparativos da Semana do Turismo que será realizada em junho. A equipe da Diretoria de Turismo, da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom), trabalha no roteiro das atividades do evento que apresentará as cervejarias artesanais maringaenses como rota turística. Será o começo de um trabalho para consolidar a Rota das Cervejas de Maringá, relacionando economia, turismo, gastronomia e lazer. O planejamento prevê um festival de cervejas artesanais em setembro. 


O projeto é em parceria com o Núcleo das Cervejarias de Maringá (Nucem). E mobiliza oito cervejarias locais, com seus bares e fábricas. A Semana do Turismo terá visitas técnicas quando serão apresentados o histórico da cerveja artesanal, a diferença com as cervejas comerciais, os produtos usados na produção das bebidas, os tipos de cervejas artesanais, entre outros. As visitas serão feitas com a Jardineira da Prefeitura que já faz o city tour pela cidade. 

Um dos destaques da Semana do Turismo será o Beer Bike. Ciclistas percorrerão uma rota que passará por tendas das cervejarias em uma região tradicional de Maringá. 

MAPEAMENTO - Essa é a segunda ação que reúne a Prefeitura e o Nucem. Em 2019 o prefeito Ulisses Maia recebeu os cervejeiros e a Prefeitura mapeou 16 cervejarias artesanais que produziam, na época, 225 mil litros mensalmente de 157 rótulos. Eram mais de 230 profissionais trabalhando em cerca de 50 estabelecimentos, entre bares e fábricas. A estimativa não oficial, com dados das cervejarias, era movimentar mais de R$ 15 milhões ao mês. O mapeamento resultou num festival de cervejas na Praça Renato Celidônio. 

Hoje os números são maiores, com maior produção, mais rótulos, mais taps (torneiras) e um conceito vencedor. Há cervejarias com títulos de melhor cerveja do Brasil, melhor brew pub (bar da cervejaria) e até um prêmio nacional num reality show da NetFlix. Motivos mais que suficientes para apresentar as cervejarias artesanais maringaenses como destino turístico nacional.
(Texto: Andye Iore. Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

Comentários