Em Omã, atletismo do Brasil participa do Mundial por Equipes



 A delegação brasileira da marcha atlética, que disputará o Campeonato Mundial por Equipes na sexta-feira (4/3) e sábado (5/3), em Mascate, Omã, embarcou na madrugada desta segunda-feira (28/2), às 3:50, pelo voo QR-774, da Qatar Airways, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, com escala em Doha, no Catar.



A equipe terá uma equipe completa, ou seja, todos que alcançaram os índices exigidos pela World Athletics, a Federação Internacional de Atletismo, foram convocados e representarão o País nos dois dias de competição. Serão 15 atletas – sete mulheres e oito homens – e quatro treinadores, na maior delegação da Marcha da história num Campeonato Mundial.



O brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF) é o destaque. Medalha de bronze nos 20 km no Mundial de Londres-2017, ele está inscrito na prova dos 35 km. "Vamos participar com uma delegação cheia, uma galera muito boa, que mostra que a marcha está crescendo no Brasil. O trabalho tem sido muito bem feito", disse o atleta de 30 anos, que terá a companhia de seus pais, os treinadores João Sena e Gianetti Bonfim, também convocados. "Já estive com meus pais em Saranski, na Rússia, em 2012, e nos Jogos do Rio-2016."



Caio será um dos sete atletas do CASO que conseguiram os índices exigidos. "Vamos com a esperança de fazer excelentes resultados e representar bem o Brasil", comentou.



Outro destaque é Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ), inscrita nos 20 e nos 35 km. "Ainda não sei como é disputar uma competição deste nível, porque será a minha primeira vez. Encaro como um grande desafio, porém o objetivo é pensar uma prova de cada vez. Estou focada para os 20 km e tudo vai depender de como meu corpo vai reagir para fazer os 35 km no dia seguinte", lembrou a marchadora carioca. "É uma oportunidade de buscar boas marcas ao lado das melhores atletas do mundo."



Outra atração é Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC), que esteve na equipe brasileira na Olimpíada de Tóquio, juntamente com Caio Bonfim e Lucas Mazzo (CASO-DF). "Minha expectativa é de figurar entre os 20 primeiros colocados e fazer uma prova de qualidade", lembrou o catarinense de 22 anos. "É uma competição que só tem cara bom, então será um grande desafio já para o mês de março, mas acredito que independentemente do resultado será uma experiência positiva, pois preciso aprender a competir no meio dos grandes e ganhar essa vivência."



Para a treinadora-chefe Gianetti Bonfim, o ponto positivo começa na formação da equipe. "Estamos indo com uma delegação completa, de modo inédito. O Mundial por Equipes nunca foi muito valorizado, desde que era chamado de Copa do Mundo. O fato de 15 atletas terem conseguido índice e a Confederação Brasileira de Atletismo levar todo mundo dá mais moral para a marcha. Temos uma geração promissora, a modalidade tende a crescer e, agora, pode ser vista em termos internacionais", disse Gianetti, uma das melhores marchadoras do País.



A treinadora acredita que o Brasil pode conseguir boa atuação. "Minha expectativa é de ter grandes resultados, com recordes pessoais. Meu pessoal em Sobradinho, onde acompanho os atletas, tem treinado forte e estou muito feliz por fazer parte dessa delegação", observou. "Espero que mais atletas consigam índices para o Mundial do Oregon, em julho, nos Estados Unidos."



O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, lamentou não acompanhar a delegação para Omã. "Tenho muito que resolver nos próximo dias e não posso me ausentar uma semana do País. A delegação será chefiada pelo meu amigo Francisco Xavier de Oliveira, presidente da Federação de Atletismo do Distrito Federal, e nada mais justo, já que sete dos 15 atletas e dois dos quatro treinadores são do DF. Desta vez, teremos apenas uma treinadora-chefe já que não há sentido ter dois – um homem e uma mulher, como sempre fazemos com apenas quatro treinadores na equipe."



Wlamir destacou o bom desempenho do Brasil na disputa do Campeonato Sul-Americano, realizado no dia 6 de fevereiro, em Lima, no Peru. "A seleção mostrou força ao conquistar pela primeira vez o título da campeã por equipes da competição", lembrou.



A comissão técnica do Brasil terá Gianetti Oliveira de Sena Bonfim (DF) como treinadora-chefe, assim como os treinadores João Evangelista de Sena Bonfim (DF), Diogo Dias Gamboa (SC) e Luís Paulo Ferreira Porto (RJ). A delegação será chefiada por Francisco Xavier de Oliveira (CBAt), com Fernando dos Reis (CBAt), como delegado, além do médico Rodrigo Morette Arantes (SP) e da fisioterapeuta Monica Araújo de Freitas.



Os atletas da seleção são os seguintes:



Feminino

Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ) – 20 e 35 km

Elianay Santana Barbosa (CASO-DF) – 35 km

Mayara Luize Vicentainer (Timbó-SC) – 35 km

Nair da Rosa (AABLU-SC) – 35 km

Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) – 20 km

Lilian Bittencourt (Balneário Camboriú-SC) – 10 km sub-20

Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM-PR) – 10 km sub-20



Masculino

Caio Bonfim (CASO-DF) – 35 km

Rudney Dias Nogueira (UCA-SC) – 35 km

Max Batista dos Santos (CASO-DF) – 35 km

Diego Pereira Lima (CASO-DF) – 35 km

Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) – 20 km

Lucas Gomes Mazzo (CASO-DF) – 20 km

Heron Miranda (Balneário Camboriú-SC) – 10 km sub-20

João Victor Silva Guimarães (CASO-DF) – 10 km sub-20



A programação do Mundial é a seguinte*:



4 de março - sexta-feira

1:00 – 10 km sub-20 - feminino

2:10 – 10 km sub-20 - masculino

9:00 – 20 km - feminino



5 de março - sábado

0:00 – 35 km – masculino e feminino

9:00 – 20 km – masculino

* Horários de Brasília



A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

(Fonte: CBAt)

Comentários