Maringá vai ampliar as ações de mobilidade urbana



 A Prefeitura de Maringá ampliará as ações de mobilidade urbana em 2022. Estão previstos 17 quilômetros entre novas ciclovias e projetos para reformas de ciclofaixas já existentes. Outra ação importante será a conclusão e apresentação do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), feito pela primeira vez na cidade. 

 
“Estamos avançando na mobilidade para que Maringá continue sendo a melhor cidade do Brasil para viver”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur. 
 
Com as novas vias, Maringá chegará a 50 quilômetros de ciclovias na cidade. Entre as novas estão as das Avenidas Tuiuti, indo do Contorno Norte até a Avenida Brasil, num trecho de 4,4 km. E da Mário Clapier Urbinati, com quase 1 km. 

Entre as ampliações estão a da Avenida Pedro Taques, chegando até o Contorno Norte, num trecho de 1,7km. E mais a da Avenida Cerro Azul, chegando até o Contorno Sul, prolongada em 3,4km.
 
A gerente de projetos de Mobilidade Urbana de Maringá, Elise Savi, comenta que também está em estudo uma ciclovia de 2,1km até Sarandi. Projeto será em parceria com o Governo do Paraná e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). 
 
Já entre as reformas estão previstos os projetos para a da Avenida Pedro Taques e a do Mandacaru, somando 7 quilômetros de melhorias. 
 
NEGÓCIOS - O crescente uso de bicicletas e patinetes na cidade movimenta a economia. A Secretaria de Fazenda informa que estão registradas na Prefeitura 629 empresas que trabalham com vendas deste veículo, acessórios ou consertos. A mobilidade com bikes também é ponto importante no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob).
 
A Secretaria de Mobilidade Urbana já começou 2022 com blitze educativas orientando condutores de veículos de um, duas e três rodas, como patinetes e bikes elétricas, atendendo nova resolução do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran), 77/2021. 

Outra ação educativa está prevista para usuários das ciclovias. E também já trabalha em ações para a Semana Nacional de Trânsito, que será em setembro. 

CICLOVIAS
• CONSTRUÇÃO DE NOVAS 
- Tuiuti - 4,4 km
- Cerro Azul - 3,4 km
- Sarandi - 2,1 km
- Pedro Taques - 1,7 km
- Mario Clapier Urbinati - 0,8 km
 
• PROJETOS PARA REFORMAS
- Pedro Taques - 3,8 km
- Mandacaru - 3,6 km
(Texto: Andye Iore. Foto: Mileny Melo/PMM)

Comentários