Em Maringá, Viveiro de Flores do Piatã se organiza e aumenta produção para atender a região


 O Viveiro de Flores do Jardim Piatã está ampliando a estufa para se organizar melhor e atender o mercado consumidor da região. O objetivo da expansão é manter a qualidade e fortalecer o espaço como complemento da renda das famílias produtoras. O projeto é vinculado à Secretaria do Trabalho, Renda e Agricultura Familiar da Prefeitura de Maringá. 


A Cooperativa de Economia Popular Solidária Viveiro de Flores Piatã, formada por 15 famílias, é autossuficiente e já recebe visitas de consumidores de várias cidades e estados. Com a ampliação, a estufa passará dos atuais 350m² para 850m². O secretário Francisco Favoto diz que o Município auxilia, desde o fornecimento do terreno e do poço artesiano, até com visitas técnicas que ajudam na manutenção das espécies produzidas no local. 

Solange Marques, presidente da Cooperativa, afirma que todo o custeio da ampliação é de responsabilidade da cooperativa e que o viveiro é comunitário por ser uma organização desenvolvida pelas próprias famílias. “Por ser uma cooperativa, nos unimos, fizemos um consórcio e com a venda de flores, no decorrer desse ano, custeamos toda reforma.”

Segundo a diretora de Agricultura e Pecuária da secretaria, Sami Messias, a ampliação é um grande avanço da comunidade envolvida no projeto. "Hoje o crescimento do viveiro é notório, tanto em número de flores, quanto na qualidade do sistema de produção. As famílias atuantes no projeto vêm desenvolvendo a atividade de manejo de pragas e doenças, e tratos culturais, o que permite esse crescimento”.

O viveiro funciona de segunda a sexta, das 8 horas às 18 horas; aos sábados das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 13h. Está localizado na esquina das ruas Rio Samambaia e Gregório Moreira e integra a área paisagística planejada para o entretenimento e convívio social dos moradores da região, junto ao Meu Campinho, espaço para esportes e lazer.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

Comentários