Na UEM, colação de grau de 16 cursos forma 42 novos profissionais



 A Universidade Estadual de Maringá (UEM) formou, em cerimônia de colação de grau especial e antecipada, 42 novos profissionais. A solenidade ocorreu na tarde desta sexta-feira (13), no Auditório do Bloco B33.

Foram graduados estudantes de 16 diferentes cursos da UEM - Agronomia (câmpus sede e Câmpus Regional de Umuarama), Bioquímica, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Ambiental (Câmpus Regional de Umuarama), Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Farmácia, Psicologia e Zootecnia.

As cerimônias especiais e antecipadas atendem a acadêmicos que finalizaram o curso em período especial, bem como concluintes que solicitaram o adiantamento da diplomação após serem aprovados em programas de pós-graduação, concursos públicos ou vagas de emprego. Graduados, os novos profissionais passaram a compor o rol de 84.081 estudantes formados na história da UEM. 

Autoridades, docentes, amigos e familiares dos neograduados lotaram o auditório para celebrar a formatura e acompanhar a sessão solene, presidida pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli.

“Desafios virão, mas tenho certeza de que a Universidade Estadual de Maringá deu a vocês, recém-graduados, uma formação de excelência, que será complementada e amadurecida a cada dia. A outra certeza é que, na vida profissional, existem milagres. Acreditem, pois assim vocês farão a diferença e serão instrumentos poderosos de mudança”, afirmou o reitor, em discurso aos formandos.

Também compuseram a mesa de honra de cerimônia a vice-reitora, Gisele Mendes de Carvalho; a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luísa Furlan Costa; o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco; a diretora do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Ana Paula Vidotti; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Priscila Garcia Marques; a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Érica Fernandes Alves; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), João Marcelo Crubellate; o diretor-adjunto do Centro de CIências Agrárias (CCA), Ferenc Istvan Bánkuti.

O pró-reitor de Administração (PAD), Ademir Massahiro Moribe, o procurador-geral da UEM, Geovanio Edervaldo Rossato, e o diretor-adjunto do CSA, Antonio Marcos Flauzino dos Santos, foram outras autoridades acadêmicas a prestigiarem o evento.

A formanda Yasmin Rissato Pichinini, do curso de Ciências Econômicas, prestou o juramento em nome de seus colegas. Já a graduada Maria Eduarda Granero Berti, do curso de Psicologia, foi homenageada com a láurea acadêmica - a certificação é entregue a estudantes que obtêm nota 9,0 ou superior em ao menos dois terços das disciplinas estudadas ao longo do curso.

Todos os formandos receberam certificados de conclusão do curso, que contêm, no verso, um QR Code para direcionamento ao site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), por onde é possível emitir o diploma digital. O modelo é adotado pela UEM desde 2023. 

(Vinicius Guerra/UEM)

Comentários