Cidade de Maringá é certificada oficialmente como ′Cidade Amiga da Pessoa Idosa′



 Maringá foi reconhecida internacionalmente pelo respeito, cuidado e proteção às pessoas idosas. A cidade foi oficialmente certificada como ′Cidade Amiga da Pessoa Idosa′ pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Maringá passa a ser membro da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas dos Idosos. A condecoração ocorreu na terça-feira, 26, no Parque do Japão, e reuniu o prefeito Ulisses Maia, a secretária de Estado da Mulher, da Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, e outras autoridades. 

 
Maringá foi bem avaliada pelos espaços ao ar livre, habitação, edifícios, transporte, participação social, respeito e integração social, participação cívica, comunicação e informação, serviços de saúde ofertados, entre outros.
 
Com a conquista da certificação internacional, o prefeito Ulisses Maia reiterou o compromisso da Prefeitura com a qualidade de vida das pessoas idosas. “Vocês são protagonistas desse trabalho e dessa história. Reafirmamos o nosso compromisso de continuar evoluindo muito para que todos e todas que vivem em Maringá possam dizer: essa aqui é a melhor cidade do Brasil para eu viver. Cada ação que desenvolvemos consolida nossa cidade como humanizada e inclusiva”, afirmou.
 
A gestão municipal investiu em medidas que foram essenciais para a certificação pela OMS. Entre as ações estão a criação de uma gerência focada no desenvolvimento de ações e projetos voltados aos idosos, a atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a implantação do Comitê Gestor, além da manutenção do Condomínio do Idoso, com capacidade para acolhimento de 140 idosos em situação de vulnerabilidade social. 
 
O município ainda conta com a Rede de Proteção Atenção Integral às Pessoas Idosas para atendimento de situações de vulnerabilidade. A rede tem apoio dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), além de entidades assistenciais não governamentais.
 
Para a secretária de Estado da Mulher, da Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, “Maringá promove a participação da pessoa idosa para que ela possa, ao envelhecer, se manter ativa e saudável. O município possui um conjunto de serviços e programas à disposição para atender a sua população, que se torna um compromisso na continuidade dos avanços de políticas públicas”. A secretária estadual destacou, ainda, que Maringá está preparada para possíveis mudanças na pirâmide etária, com mais idosos que crianças, pois conta com “um trabalho focado no futuro, mas atuando no presente”.
(Texto: Felipe Augusto. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários