A Prefeitura de Londrina está realizando a modernização completa de seus sistemas de telefonia, por meio da adoção de tecnologias do tipo softphone, fornecidas pela empresa Algar Telecom, contratada através de licitação. Em outubro de 2023, o Município iniciou a troca de cerca de 1.800 aparelhos telefônicos antigos, que eram interligados por fiações do tipo par metálico, pelos novos equipamentos, que são conectados a cabos de rede e integrados através de IP.
A mudança abrange a sede da Prefeitura e todos os edifícios da administração municipal direta e indireta, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas municipais, Conselho Tutelar, CRAS e CREAS, entre outros. Excetuam-se apenas as empresas públicas e sociedades de economia mista de Londrina, como a CMTU, CTD, Cohab e Londrina Iluminação. A transição está sendo conduzida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).
Conforme o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a implementação dessas tecnologias representa um verdadeiro divisor de águas para a administração municipal. “A Prefeitura e todas as secretarias passarão a contar com telefones digitais, modernos e integrados à internet, o que vai gerar uma grande economia para o Município e otimizar os processos de comunicação interna e externa. Tudo isso vai contribuir para que o serviço público prestado à população londrinense fique ainda melhor”, disse.
Na última sexta-feira (1º), representantes da Algar reuniram-se com a DTI, para conversar sobre o processo de portabilidade dos ramais, que está praticamente concluído. Por parte da empresa, participaram do encontro o diretor de Negócios Corporativo, Aislan Mendonça, o Head Nacional de Negócios da área de Governo, Jeankarlo da Cunha, e o executivo de contas do Governo, Elpídio Cintra.
O diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Márcio Horaguti, frisou que, só na sede da administração municipal, mais de 400 ramais foram atualizados para o novo sistema. Horaguti explicou que o processo de mudança de ramais ficou muito mais prático já que antigamente era necessário realizar esse trabalho de forma física, enquanto hoje tudo é feito virtualmente, sendo que o ramal pode funcionar em qualquer lugar.
“Esse é o projeto mais disruptivo e de maior mudança de que já participei desde que assumi a DTI, há cinco anos. A tecnologia da fiação de par metálico já está altamente defasada, e em vias de descontinuidade no Brasil. Hoje, todos os dados trafegam pela tecnologia do IP, ou seja, por endereço eletrônico. Trata-se do conceito de telefonia IP, que transforma cada ramal em um telefone virtual. Isso oferece inúmeras possibilidades de comunicação, contribuindo inclusive para que os servidores possam se manter em contato com mais facilidade”, sublinhou.
O diretor de Negócios Corporativo da Algar Telecom, Aislan Mendonça, afirmou que a empresa tem um imenso orgulho por ter o Município de Londrina na sua carteira de clientes. “Valorizamos muito essa parceria, e nosso objetivo é oferecer qualidade e agilidade através deste contrato. A Algar Telecom conta com uma estrutura técnica e profissional qualificada e certificada nas melhores práticas de mercado para o Atendimento Premium, capacitada e experiente em atendimento aos clientes da área de governo com acompanhamento 24h por dia. A companhia possui uma vasta experiência com o governo, com contratos em várias prefeituras do país”, disse.
Benefícios – O valor mensal do contrato é de aproximadamente R$ 114 mil, e ele proporcionará uma vasta gama de vantagens ao Município. Entre elas, está uma redução de gastos muito significativa no que se refere aos custos com chamadas telefônicas. Anteriormente, somente os ramais da sede da Prefeitura eram integrados através de uma central telefônica, sendo que todas as ligações entre edifícios diferentes da administração ou para outros locais de Londrina e do Brasil eram cobradas por minuto. Isso gerava despesas mensais de cerca de R$ 100 mil somente por parte das secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social e de Educação.
A partir de agora, todo o sistema será gerenciado remotamente pela central telefônica da própria Algar, e os dados serão armazenados em nuvem. Dessa forma, os telefones funcionarão através de IP e, no valor mensal de R$ 114 mil do contrato, já estão inclusas ligações ilimitadas, sem cobranças extras, para qualquer número telefônico em Londrina, no Paraná ou no Brasil.
Além disso, a manutenção da central telefônica do tipo PABX que fica na sede do Município não será mais necessária, o que vai gerar uma economia adicional de cerca de R$ 25 mil mensais para a administração pública.
Os novos telefones são muito mais modernos, incluindo telas de LCD e funcionalidades como identificador de chamadas, viva-voz, desvio de chamadas, entradas para headset e agenda eletrônica. Também estão conectados à plataforma online Webex, viabilizando a tecnologia de softphone, que permite aos servidores utilizarem seus ramais telefônicos por meio do computador e do aplicativo para celular. A ferramenta virtual possui ainda outras funcionalidades como chat, compartilhamento de arquivos, videoconferências com a participação simultânea de milhares de pessoas, gravador de chamadas e relatórios analíticos detalhados.
O contrato engloba ainda o fornecimento de serviços de call center e de outros recursos como 37 Unidades de Resposta Audível (URA) – sistemas de menus ou mensagens automáticas gravadas que interagem com o usuário e realizam tarefas como encaminhá-lo para outros ramais. Outra vantagem é o fato de que, por estarem inclusos no valor do contrato, caso os novos telefones apresentem defeitos, caberá à Algar consertá-los ou substituí-los.
Trabalho minucioso – De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação, a DTI levou mais de dois anos para desenvolver todo o processo de mudança do sistema de telefonia. Isso envolveu a aquisição de conhecimento sobre as novas tecnologias disponíveis, a definição de especificações técnicas, o estabelecimento de um termo de referência e a condução do processo licitatório de forma aberta, mas exigindo que as empresas cumprissem os requisitos necessários.
“Um dos nossos principais requisitos era que a empresa tivesse uma central telefônica com efetividade de, no mínimo, Tíer III. Na prática, isso significa que a central deve funcionar sem qualquer falha ou interrupção durante 99,98% do tempo, e que precisa contar com redundância física, que são equipamentos de reserva acionados imediatamente caso haja algum problema”, afirmou Horaguti.
No momento, a Algar está finalizando a portabilidade dos números tridígitos da Prefeitura, que são os do Samu (192), Guarda Municipal (153), Defesa Civil (199), Ouvidoria (162), Procon (151) e Assistência Social (125). Esses números devem estar inseridos no novo sistema até, no máximo, o dia 20 de dezembro. Dentre os tridígitos, o mais crítico é o do Samu, que recebe em média 3 mil ligações por dia e atende não somente Londrina, como também os demais 20 municípios da 17ª Regional de Saúde.
Para facilitar a implantação do novo sistema, a DTI está promovendo uma série de treinamentos, sendo que as telefonistas da Prefeitura já foram capacitadas. Serão conduzidas também oficinas on-line para cada secretaria, e essas atividades ficarão gravadas e disponíveis para consultas posteriores, assim como cursos específicos sobre a plataforma Webex.
A DTI elaborou, ainda, diversos tutoriais on-line que fornecem explicações detalhadas sobre o uso dos novos telefones e demais tecnologias (confira aqui).
(Texto: Ulisses Sawczuk/NCom PML. Foto: Dani Fernandes/NCom PML)
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