Cidade de Londrina libera rotatória entre as avenidas Leste-Oeste e Rio Branco



 A Prefeitura de Londrina liberou o trânsito na rotatória entre as avenidas Leste-Oeste, nos sentidos bairro/centro e centro/bairro. Foram liberados tanto o acesso à Avenida Rio Branco no sentido zona norte, quanto o acesso da Avenida Rio Branco à Avenida Leste-Oeste. Com isso, a expectativa da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) é que haja uma melhoria, no fluxo do trânsito no local, em cerca de 80%.

De acordo com o secretário da pasta, João Verçosa, com a liberação do trânsito é possível observar que o maior fluxo de veículos está acontecendo nas marginais, sentido oeste/leste ou leste/oeste. “Neste início de liberação do tráfego, já observamos que o fluxo está fluindo bem. Esta é uma obra importantíssima, da gestão do prefeito Marcelo Belinati, por se tratar de um cruzamento problemático. Considero que é a maior obra da Prefeitura, dos últimos 30 anos, e representa uma conquista para a cidade que comemorou 89 anos recentemente”, disse.

O secretário lembrou que apesar das interferências e obstáculos que ocorreram durante a obra, a Prefeitura comemora a liberação desta rotatória que proporcionará um grande alívio no trânsito. “Centenas de obras estão sendo executadas em toda a cidade e esta é maior delas. Temos quase 1 km de extensão de ponta a ponta, na trincheira, e a cidade merece uma obra desta grandeza. Agora, conseguiremos ter um alívio na execução dos serviços e a empresa focará na outra parte da obra, que é a escavação do viaduto, finalização das galerias e pavimentação da trincheira”, ressaltou.

Neste momento, a secretaria de Obras avalia que as sinalizações vertical e horizontal são suficientes, por isso não foi inserido semáforo. Mesmo assim, os agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estão presentes no local e avaliarão se há necessidade de inserção de semáforo. De acordo com o presidente da CMTU, Marcelo Cortez, os agentes ficarão por uma semana no local. “A sinalização ficou muito boa, mas, se necessário, poderemos voltar com o semáforo. O que nós queremos é que o cidadão tenha tranquilidade para transitar com segurança, obedecendo as regras de sinalização”, afirmou.

Com um investimento de cerca de R$ 33 milhões, a obra iniciou em janeiro de 2021. A previsão inicial era concluía-la no início deste ano, porém TCE Engenharia, empresa responsável pelos serviços, contratada por meio de licitação, solicitou três aditivos. O último, de 120 dias, está em análise pela Prefeitura de Londrina. Por conta dos atrasos, a empreiteira já é alvo de um processo de penalidade para verificar os motivos. A última medição, feita em novembro, apontou que 80% das obras foram executadas. A previsão é que o restante das obras seja concluído até abril de 2024.

(Texto: NCom PML. Foto: Emerson Dias/NCom PML)

Comentários