Cidade de Maringá lança projeto com atendimento psicológico gratuito para jovens



 A gestão municipal desenvolve iniciativas para promoção de cultura de paz com ações para acolhimento e escuta das pessoas. A Prefeitura de Maringá lança projeto com acolhimento psicológico gratuito para jovens estudantes da rede estadual vítimas de bullying. O projeto ′Zoeira tem Limite′, desenvolvido pela Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes, oferece um espaço para escuta respeitosa e atendimento psicológico com foco no bem-estar dos estudantes.

 
Para se inscrever é necessário preencher o formulário online (clique aqui para acessar). Podem participar adolescentes e jovens estudantes matriculados na rede estadual, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O atendimento, voltado apenas para jovens que estudem em Maringá, será presencial com psicólogos parceiros do projeto. A secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry, destaca que o objetivo da iniciativa é oferecer suporte e apoio emocional para os estudantes no enfrentamento dos desafios pessoais e escolares.
 
“O objetivo é mostrar que nem tudo é brincadeira e que precisamos levar a sério, com diálogo e apoio psicológico, os conflitos que aparecem. A iniciativa é uma rede de escuta e apoio para que os adolescentes e jovens possam compreender emoções para lidar com momentos difíceis”, explica Ana Nerry. Ela lembra que o município também desenvolve outras ações de conscientização na rede estadual, como o projeto ′Construindo Cidadania′. A iniciativa estimula práticas de cidadania e a prevenção ao bullying. 
 
Acolhimento e prevenção - Na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Maringá fortalece as ações para o diálogo e prevenção da violência. Com a justiça restaurativa institucionalizada como política pública municipal, foram instaladas ′Comissões de Paz′ nas 116 unidades de ensino. Uma das atividades desenvolvidas a partir das práticas restaurativas são os ′Círculos de Construção de Paz′, em que as crianças aprendem a ouvir, falar dos sentimentos e o que causa tristeza. Além disso, o município ampliou a rede de apoio especializada na Secretaria de Educação para atendimento das crianças.
(Texto: Murillo Saldanha/PMM)

Comentários