Na Cidade de Maringá, Procon Ambiental trabalha com logística reversa de recicláveis



 Depois de acertar as parcerias para colocar o Procon Ambiental em prática, agora o órgão de defesa do consumidor de Maringá prepara as primeiras ações práticas para uma correta destinação de materiais recicláveis. O novo projeto da Prefeitura de Maringá é sobre o sistema de logística reversa de recicláveis e é realizado juntamente com a Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb). Ele saiu do papel após reuniões realizadas no Procon no mês passado e outra na manhã de hoje (16). 

 
O próximo passo é instalar pontos para coletas de embalagens em espaços comerciais e públicos. O Procon já começou os contatos e também agendará reuniões com alguns segmentos comerciais. “Estamos avançando nas relações de consumo. Agora vamos direcionar as embalagens de produtos que podem ser recicladas e também as de remédios”, explica o coordenador do Procon, Flávio Mantovani. “Essas embalagens, jogadas no meio do lixo em geral, acabam gerando poluição e criando gastos para a cidade”. 
 
Entre as que serão divulgadas para descarte adequados estão as embalagens de alimentos como molho, leite, bolacha, salgado, café, entre outros. São invólucros que têm o símbolo de reciclagem impresso, indicando que podem retornar ao sistema de produção. Já sobre medicamentos, são os de remédios vencidos e cartelas vazias. O novo projeto da Prefeitura de Maringá visa envolver e orientar empresas, fabricantes, comerciantes, consumidores, poder público, entre outros. 
 
NACIONAL - O sistema de logística reversa funciona numa cooperação entre indústria, poder público e órgãos ambientais, conforme a Lei Federal 12.305/2010. E também possibilita a emissão de Certificados de Reciclagem (CRE) para os participantes. “Até 20% das embalagens usadas nas casas e empresas podem retornar ao sistema. É um trabalho conforme a política nacional de coleta seletiva”, citou o ambientalista Jorge Villalobos. Também participaram da reunião hoje o advogado do Procon, Milton Camargo, a diretora da Selurb, Aline Ramos, e a gerente de tratamento de resíduos da Selurb, Rafaela Dantas. 
 
CANAIS DO PROCON:
• Whats app: (44) 98402-0433 ou 98402-0278
• Atendimento: 151 
• E-mail: procon@maringa.pr.gov.br
 
DIVULGAÇÃO
• Instagram: @proconmaringa  
(Andye Iore/Procon)
 

Comentários