Com ′Adote uma Praça′, Prefeitura de Maringá envolve comunidade na manutenção dos espaços públicos



 A gestão municipal promove a participação da comunidade na preservação e manutenção dos espaços públicos. Com o programa ′Adote uma Praça′, estabelecido pela lei municipal n° 9.982/2014, a Prefeitura de Maringá incentiva empresas e pessoas físicas a executarem serviços de conservação, manutenção e recuperação para transformarem locais como logradouros, áreas verdes, praças, canteiros e outros. 

 
Com a iniciativa, a legislação prevê que o participante seja compensado com o direito de instalação de publicidade no local em que realiza a benfeitoria. O primeiro espaço que recebe o projeto é o canteiro central da Avenida Carneiro Leão, entre as avenidas Parigot de Souza e Cidade de Leiria. O local foi adotado pela Nutri Alimentos e, em breve, a placa com publicidade será instalada no local. 
 
A empresa, que decidiu adotar o espaço, já realizou o plantio de mais de 2 mil mudas de flores e folhagens, além da revitalização com 50 metros de grama. O contrato tem duração de um ano e pode ser renovado pelo mesmo período. Durante o período contratual, a empresa é a responsável pelos serviços de manutenção do local.
 
O secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, explica que a iniciativa é uma forma de ampliar os serviços realizados pelo município e incentivar a responsabilidade social. “Nossas equipes já realizam a revitalização dos canteiros e praças, com o plantio de novas mudas. Com esse programa, a comunidade também pode contribuir com algo que é de todos nós, os espaços públicos, e deixar nossa cidade ainda mais bela e florida”, diz.
 
Veja como participar - O primeiro passo para empresas ou pessoas físicas interessadas em participar do programa é manifestar interesse pela adoção de um espaço via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Se o local estiver disponível, o interessado receberá parecer favorável e deve apresentar em seguida para análise a proposta acompanhada do projeto técnico dos serviços que serão realizados no espaço. A solicitação pode incluir a conservação e manutenção, limpeza, recuperação da vegetação, podas e outros.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários