Saúde de Maringá descarta mais dois casos suspeitos de varíola dos macacos



 Mais dois casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox) notificados em Maringá foram descartados nesta quinta-feira, 28, após a conclusão de exames laboratoriais. Os casos se referem a dois homens, um entre 20 e 30 anos e outro entre 30 e 40 anos. O primeiro caso suspeito registrado na cidade, de uma mulher entre 20 e 30 anos, já havia sido descartado no dia 19 deste mês. 

 
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, antes de notificar casos suspeitos da doença, já havia iniciado capacitações para médicos e enfermeiros das redes pública e privada para a detecção e diagnóstico precoce da doença. O treinamento foi aberto para profissionais dos 30 municípios de abrangência da 15ª Regional de Saúde. Ao longo dos próximos meses, novas capacitações serão realizadas pela Saúde. 
 
Agora, Maringá investiga apenas um caso suspeito de monkeypox. O paciente é um homem, entre 30 e 40 anos, que está em isolamento domiciliar. Os exames já foram encaminhados ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), para análise detalhada. 
 
Monkeypox - A varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por contato com lesões de pele de pessoas infectadas e por meio de gotículas respiratórias. Os sintomas envolvem lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e fadiga.
(Gabriela Camaduro/PMM)

Comentários