Festival Afro-brasileiro em Maringá contará com apresentações de dança, maracatu e música



 O 13º Festival Afro-Brasileiro, que teve uma primeira fase em 2021, retornou no último sábado, 23, e será finalizado neste final de semana, no Teatro Reviver Magó, sempre às 20h30. A nova programação artística apresenta a cena cultural local maringaense. O tema segue o mesmo do ano passado, “A luta de hoje começou ontem”. No retorno, no último final de semana, o público foi de 200 pessoas.


No sábado, 30, Franciely Germano e Guilherme Antônio apresentam “A Teia: conexões que mudam direções” um espetáculo de dança multissensorial. No domingo, 1º, o Maracatu Roda do Encanto Maringá fecha o final de semana com chave de ouro com os “Baques de lá pra cá: Salve Mãe Helena de Xangô Tundê” exaltando o rito afro religioso e o protagonismo feminino. O grupo Sambaqueiros encerra a programação do Festival na segunda-feira, 2, com o "Afro-sambas".

CONTINUIDADE - A primeira fase do 13º Festival Afro-Brasileiro aconteceu em 2022 com participação de grandes nomes da música nacional, como Leci Brandão e Majur. Além de apresentações artísticas, o evento também foi responsável por discutir temas como Desenvolvimento Econômico da População Negra, Racismo Estrutural e Espiritualidades.

Em 2022 será realizada a 14ª edição do festival, com nova programação cultural, debates e temáticas a serem discutidas. "É sempre muito bom ver as manifestações afro-brasileiras sendo realizadas em Maringá. Temos dialogado e melhorado sempre a forma de valorização desse segmento cultural na cidade" comenta o secretário de Cultura, Victor Simião.
(PMM)

Comentários