A Prefeitura de Maringá definiu a programação da Semana de Turismo 2022 que será realizada entre 30 de maio e 5 de junho. Confira agenda abaixo. O evento terá como tema as cervejarias maringaenses. O setor será beneficiado ainda com a elaboração de um catálogo do Circuito Cervejeiro Rota 44, um documento permanente, impresso e online, para divulgar as cervejarias maringaenses em feiras, eventos, nos hotéis, bares, entre outros estabelecimentos.
O planejamento, organizado pela Diretoria de Turismo da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (SAET), também prevê apoio para um festival de cervejas artesanais maringaenses em setembro. “As cervejas locais têm grande visibilidade e já ganharam prêmios nacionais importantes. Elas têm um sistema muito bem estruturado. Vamos transformar esse potencial em ativo e atrair turistas para visitar e conhecer essas cervejarias explica o secretário Marcos Cordiolli.
A Prefeitura também vai divulgar a qualidade das cervejas. Entre os resultados esperados está a ampliação dos negócios do setor, como abertura de franquias, bares, comercialização para outros estados, geração de mais empregos, entre outros.
MAPEAMENTO - Essa é a segunda ação que reúne a Prefeitura e cervejarias do Núcleo das Cervejarias de Maringá (Nucem). Em 2019 o prefeito Ulisses Maia recebeu os cervejeiros e a Prefeitura mapeou 16 cervejarias artesanais que produziam, na época, 225 mil litros mensalmente de 157 rótulos. Eram mais de 230 profissionais trabalhando em cerca de 50 estabelecimentos, entre bares e fábricas. A estimativa não oficial, com dados das cervejarias, era movimentar mais de R$ 15 milhões ao mês. O mapeamento resultou num festival de cervejas na Praça Renato Celidônio.
Hoje os números são maiores, com maior produção, mais rótulos, mais taps (torneiras) e um conceito vencedor. Há cervejarias com títulos de melhor cerveja do Brasil, melhor brew pub (bar da cervejaria) e até um prêmio nacional num reality show da NetFlix. Motivos mais que suficientes para apresentar as cervejarias artesanais maringaenses como destino turístico nacional.
ÁUDIOS - A gerente de Turismo, Patrícia Schiavoni, informa que equipe trabalha também na segunda etapa do projeto Vivendo Maringá, que terá áudios de atrativos maringaenses disponíveis no Spotfy.
Além disso, também está em andamento com órgãos e instituições parceiras a programação do Dia Municipal do Turismo, que será em 18 de abril. Serão comemorados no evento os 25 anos do Conselho Municipal de Turismo. E Maringá receberá certificados do Ministério do Turismo. Sendo um com a cidade no Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023 e outro reconhecendo o Conselho de Turismo no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.
PROGRAMAÇÃO:
• 30 de maio: abertura da Semana do Turismo;
- lançamento da segunda etapa do projeto Vivendo Maringá;
• 1º até 4 de junho - visitas técnicas nas fábricas, cervejarias e brew pubs (bares):
- Primeira visita: a história da cerveja e diferenças entre cervejas artesanais e comerciais;
- Segunda visita: os processos de produção e matéria-prima;
- Terceira visita: escolas das cervejas - alemã, americana, inglesa, belga;
• 5 de junho - encerramento da Semana do Turismo:
- Beer Bike, na praça da rua Néo Alves Martins, em frente ao Parque do Ingá. Terá tendas das cervejarias e passeio de beer bike
(Andye Iore/PMM)
Comentários
Postar um comentário