Cidade de Maringá amplia ações de educação no trânsito para reduzir acidentes



 A Prefeitura de Maringá amplia as ações preventivas e de educação no trânsito. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) tem agenda durante todo o ano com atividades com alunos nas escolas, com funcionários em empresas, em órgãos públicos, em eventos, em datas comemorativas, entre outros. Como foi na última quinta-feira (14) em comemoração do Dia Mundial do Ciclista. 

 
O gerente de Educação de Trânsito da Semob, Rafael Martins, informa que aproximadamente 500 pessoas participaram das atividades feitas durante todo o dia. Como curso de orientação, abordagens educativas nas ciclovias, simulação de acidentes, distribuição de braçadeiras refletivas, entre outros. 
 
Um dos destaques e que atraiu atenção de ciclistas foi o curso de Educação no Trânsito. A aula aconteceu no Centro de Capacitação da Prefeitura com informações e orientações para os ciclistas. Entre elas de não andar na contramão, não circular pela calçada, circular pela ciclofaixa onde houve ciclovia, respeito aos pedestres, usar capacete de segurança, que pedestres não devem andar nas ciclovias, entre outros. Em breve serão realizados outros cursos. 
 
Também teve distribuição de braçadeira refletiva para os ciclistas usarem no braço à noite para facilitar a visualização pelos motoristas, reduzindo riscos de acidentes. Foram distribuídas mais de 120 braçadeiras em diferentes pontos das ciclovias na cidade. 
 
O Dia Mundial do Ciclista também teve simulação de acidente na praça Raposo Tavares. A ação sempre atrai atenção de grande público e conta com participação de parceiros como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), SEST/SENAT, Hoftalmar, 15ª Regional de Saúde, Uningá, Maringá FM, Detran, Polícia Militar, Samu, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros. 
 
AMPLIAÇÃO - A gestão Ulisses Maia amplia a malha de ciclovias. Atualmente são 41 quilômetros de vias, com planejamento para chegar a 57 kms até final do próximo ano.
 
A próxima agenda de Educação no Trânsito da Semob será na Expoingá, entre 5 e 15 de maio. A Semob terá um estande no Pavilhão Azul onde acontecerão diversas ações gratuitas para o público.
(Texto: Andye Iore. Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

Comentários