Cidade de Maringá realiza capacitação do Plano de Mobilidade



 A Prefeitura de Maringá realiza entre hoje (29) e a próxima sexta-feira (1º de abril) capacitações do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). Participam no Paço Municipal técnicos das secretarias municipais, membros dos conselhos municipais, entre outros. 

 
O PlanMob entra na fase de conclusão e deve ser apresentado no final do primeiro semestre. “Vamos abordar agora o que será prioridade no Plano de Mobilidade, a curto, médio e longo prazo”, explica o diretor da empresa mineira Cidade Viva, Ricardo Mendanha. “Nessas capacitações mostramos os mecanismos de acompanhamento e controle pós-plano”. 
 
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que a última audiência pública será realizada no final de abril. É mais uma oportunidade da população participar e conferir o que será feito na mobilidade da cidade nos próximos anos. Também serão realizadas oficinas técnicas e outras comunitárias. 
 
Ricardo Mendanha diz que o transporte público passa por transição em todo o Brasil. Com debates do valor da passagem, das mudanças nos modais de transporte, a chegada dos aplicativos de transporte, o encarecimento da tarifa, o aumento do valor do combustível, a crise causada pela pandemia de coronavírus, entre outras situações. Ele frisa que há até cidades em que as concessionárias entregaram o sistema por não conseguirem mais prestar o serviço. 

O QUE - O PlanMob atende recomendações da Constituição e da Lei Federal 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O objetivo é a melhora de vida da população com readequação da paisagem urbana, reduzindo o tráfego de automóveis, desenvolvendo o transporte público, estimular a locomoção a pé ou com bicicleta, entre outras iniciativas na gestão Ulisses Maia. O que combinado resultaria em redução de acidentes e da poluição, entre outras melhorias para Maringá, que já é a melhor cidade do Brasil para viver. 

• Confira o site do Plano de Mobilidade Urbana de Maringá. 
(Texto: Andye Iore. Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

Comentários