Cidade de Maringá realiza audiência pública do PlanMob



 A Prefeitura de Maringá entra na fase final do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). Duas audiências públicas estão agendadas para ouvir a população e debater as sugestões e propostas.

 
O próximo encontro será em 11 de março, às 19h, no Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal, com transmissão online. Nesse, serão definidas as diretrizes e propostas para o Plano. A conclusão do PlanMob será na audiência do dia 5 de abril, às 19h, também no mesmo auditório e com transmissão pela internet. 
 
A gerente de projetos de Mobilidade Urbana de Maringá, Elise Savi, informa que o PlanMob já passou, desde 2020, pelas etapas de mobilização inicial e do Diagnóstico e Prognóstico. Agora está na definição das Diretrizes e Concepção das Propostas e já entrará na etapa final de consolidação do plano. Entre os diversos dados levantados estão que a bicicleta representa em Maringá 6% dos deslocamentos, o dobro da média nacional, que é de 3%, nas cidades do mesmo porte.
 
O QUE - O PlanMob começou a ser elaborado em 2020 pela empresa Cidade Viva, de Belo Horizonte (MG), vencedora da licitação. Toda a elaboração do plano sempre teve participação popular. As audiências foram feitas em locais e horários diferentes, assim como foram transmitidas pela internet. Além das atividades técnicas terem participação de diferentes segmentos da sociedade. 
 
O PlanMob atende recomendações da Constituição e da Lei Federal 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O objetivo é a melhora de vida da população com readequação da paisagem urbana, reduzindo o tráfego de automóveis, desenvolvendo o transporte público, estimular a locomoção a pé ou com bicicleta, entre outras iniciativas na gestão Ulisses Maia. O que combinado resultaria em redução de acidentes e da poluição, entre outras melhorias para Maringá, que já é a melhor cidade do Brasil para viver.
(Texto: Andye Iore. Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

Comentários