Em Maringá, Clube de Leitura retorna com novos encontros para 2022



 A partir do dia 5 de março, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, volta a realizar o Clube de Leitura com novos encontros presenciais e uma nova programação de leituras. Os encontros serão sempre às 9h30 na Biblioteca Centro, Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, 6090. 


“Nesse projeto, pessoas de toda a cidade podem discutir uma obra literária de forma não acadêmica, ocupando um espaço público. São discussões sempre muito riquíssimas com ponto de vistas diferentes colocados em debate, mobilizando argumento e participação democrática por meio da literatura”, explica o secretário da Cultura de Maringá, Victor Simião.

A pandemia não prejudicou o ritmo dos encontros, que foram realizados de forma remota com os participantes. “Voltamos presencialmente desde outubro 2021. Aos poucos os participantes foram se sentindo mais seguros em relação à pandemia, pois tomamos todos os cuidados, como uso de máscara, distanciamento e uso de álcool em gel”, comenta Romi Matos, gerente do Livro, Leitura e Literatura de Maringá.

Uma vez ao mês, os participantes do Clube de Leitura se reúnem para abordar uma obra literária. Veja a programação deste ano:

05 de março: “1Q84” - Haruki Murakawi
02 de abril: “Torto Arado” - Itamar Vieira Jr.
14 de maio: “A trança” - Laetitia Colombani
04 de junho: “Pequena coreografia do adeus” - Aline Bei
02 de julho: “A vida mentirosa dos adultos” - Elena Ferrante
06 de agosto: “Anna Karienina” - Tolstoi
03 de setembro: “Suite Tóquio” - Giovana Madalosso
08 de outubro: “Caim” - José Saramago
05 de novembro: “Americanah” - Chimamanda
03 de dezembro: “Ao farol” - Virginia Woolf

Ativo desde 2006, o Clube de Leitura é um projeto de fomento à literatura. Na Gestão Ulisses Maia, projetos que envolvam a ocupação das bibliotecas estão cada vez mais frequentes e são de extrema importância para a formação cultural da população.
(Foto: Romi Matos/PMM)

Comentários