Cidade de Maringá e Nucem lançam rota da melhor cerveja do Brasil



 A Prefeitura de Maringá prepara novidades no segmento das cervejas artesanais. Uma parceria com o Núcleo das Cervejarias de Maringá (Nucem) articula a Rota das Cervejas de Maringá. Projeto tem ainda a realização de um evento, circuito de turismo, visitas orientadas nas cervejarias locais, entre outras atividades que começam a ser colocadas em prática na Semana do Turismo de Maringá em abril.


Os detalhes do projeto são tratados em reuniões na Prefeitura maringaense. “Além de ser a melhor cidade para viver no Brasil, Maringá também tem a melhor cerveja do Brasil”, aponta o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom), Marcos Cordiolli. “Estamos preparando um roteiro turístico e apoiando as cervejarias para o crescimento econômico do setor”. 

Essa é a segunda ação reunindo a Prefeitura e o Nucem. Em 2019 o prefeito Ulisses Maia recebeu os cervejeiros locais e a Prefeitura mapeou 16 cervejarias artesanais que produziam, na época, uma média de 225 mil litros mensalmente de 157 rótulos. Eram mais de 230 profissionais trabalhando em torno de 50 estabelecimentos entre bares e fábricas. A estimativa não oficial, com dados das cervejarias, era de movimentar mais de R$ 15 milhões ao mês. O mapeamento resultou num festival de cervejas realizado na Praça Renato Celidônio. 

Hoje os números são maiores, com maior produção, mais rótulos, mais taps (torneiras) e um conceito vencedor. Há cervejarias com títulos de melhor cerveja do Brasil, melhor brew pub (bar da cervejaria) e até um prêmio nacional num reality show da NetFlix. Todos ganchos para apresentar as cervejarias artesanais maringaenses como destino turístico nacional. 

GUIAS - Também estão no projeto um festival de cervejas em setembro, o Beer Bike como roteiro turístico relacionando a bicicleta e a cerveja artesanal,  ser referência para guias e roteiros de outros segmentos econômicos, entre outros. Participam do projeto com a prefeitura, cervejarias com situação regularizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

(Texto: Andye Iore. Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

Comentários