O Japão não enviará uma delegação governamental aos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, em fevereiro, anunciou o governo japonês na sexta-feira (24), uma medida que deve aprofundar as tensões com a China.
A decisão segue o boicote diplomático liderado pelos EUA aos Jogos por conta de preocupações com os direitos humanos na China, embora o Japão tenha evitado classificar explicitamente sua medida como tal.
O Japão, apesar de ser um parceiro dos Estados Unidos, também tem laços econômicos fortes com a China.
Tóquio não enviará uma delegação governamental aos Jogos Olímpicos de 2022, mas, em vez disso, enviará algumas autoridades com ligações diretas às Olimpíadas, afirmou o secretário-chefe de Gabinete, Hirokazu Matsuno, em um pronunciamento à imprensa.
Entre as autoridades estão Seiko Hashimoto, diretora do comitê organizador dos Jogos de Tóquio 2020, assim como diretores de comitês Olímpicos e Paralímpicos.
“O Japão acredita que é importante para a China garantir liberdade, respeito por direitos humanos básicos e ao Estado de Direito, valores universais da comunidade internacional”, afirmou Matsuno.
Em Pequim, Zhao Lijian, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, disse em uma entrevista coletiva de rotina que a China saúda a vinda de representantes olímpicos e dos atletas do Japão. A China não enviou uma delegação governamental aos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio neste ano, mas somente uma delegação esportiva, comandada pelo chefe do bureau esportivo do país.
(Fonte: Agência Brasil)
Comentários
Postar um comentário