Londrina recebe Encontro Nacional de Veteranos de Motocross


 Grandes nomes do motociclismo brasileiro se reúnem, hoje (13) e amanhã (14), no 1º Encontro Nacional de Veteranos de Motocross. Sediado no Autódromo Internacional Ayrton Senna, próximo ao Estádio do Café, o encontro é aberto ao público e tem como entrada a doação de um quilo de alimento não perecível por pessoa. O autódromo fica na Avenida Henrique Mansano, 777, no Jardim dos Alpes I, zona norte de Londrina.

Até anteontem (11), 148 veteranos confirmaram presença, como Álvaro Cândido Filho (O Paraguaio #3); Roberto Boettcher #15, Jorge Negretti #9, Marcos Usso #47, Marlon Olsen #45, Cláudio Teixeira #21 e o piloto norte-americano, Rodney Smith #31, que são considerados nomes de peso na categoria. Ao todo, o evento terá baterias de treinos livres para todas as categorias (MX5, MX55, MX6, MX65, MX7 e MX75), com participantes entre 50 a 75 anos de idade.

Questionado sobre como o encontro tornou-se viável, o organizador do 1º Encontro Nacional de Veteranos de Motocross, Eduardo Saçaki, conhecido como “o japonês voador”, explicou que a ideia de realizar o evento aconteceu em 2020, quando ele pretendia homenagear os idealizadores do MotoCross brasileiro, que são pessoas que permanecem no anonimato até hoje. Infelizmente, devido à Covid-19, a ação precisou ser cancelada no ano passado, mas, com a retomada das atividades devido ao controle da pandemia, veio a surpresa do cinquentenário da categoria.

Além disso, segundo Saçaki, em 2020, o superintendente de Esporte do Governo do Estado do Paraná, Helio Wirbiski, fez o convite para que ele participasse da Secretaria de Esportes como coordenador das atividades esportivas, a exemplo do motocross. Para a sua felicidade, apresentou esse encontro como projeto e foi aprovado. Acabou conseguindo a estrutura necessária para realizá-lo e, agora, com a paixão envolvida, pretende realizar uma grande festa.

A Prefeitura de Londrina apoia o evento, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), auxiliando na montagem da pista e na sua realização. Segundo o presidente da FEL, Marcelo Oguido, uma pista próxima à caixa d’água do Autódromo Internacional de Londrina Ayrton Senna está sendo feita. O objetivo é que, futuramente, ela possa ser melhorada, para trazer outros grandes eventos de motocross. Oguido também enxerga a realização do evento como um incentivo à economia de Londrina, pois, segundo ele, as pessoas frequentarão hotéis, restaurantes, bares e circularão pela cidade, movimentando a economia.

(Texto: Samir Kadri, com supervisão dos jornalistas do núcleo de comunicação da Prefeitura Municipal de Londrina)

Comentários