Nos JUBs, judoca Yasmim Lima é pentacampeã em Brasília



 A judoca Yasmim Lima é presença garantida quando o assunto é Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A atleta de judô participou das edições 2016, em Cuiabá; 2017, em Goiânia; 2018, em Maringá; e 2019, em Salvador. Ela nunca saiu dos jogos sem a medalha de ouro. Em Brasília, ela conquistou seu pentacampeonato na categoria meio-leve.

A cearense reside no Rio de Janeiro há 3 anos para facilitar a logística de treinos, mas disputou a competição representando a Unianateu-CE, onde ela cursa Educação Física. Mesmo de longe, ela não esquece a origem humilde. “Eu tenho muito orgulho de ser cearense, representar meu povo, minha faculdade que acreditou em mim quando eu não era ninguém, minha favela onde eu cresci.Eu só tenho orgulho e gratidão”, expôs a atleta.

A pentacampeã do JUBs, campeã brasileira e pan-americana, foi, também, para as Olimpíadas de Tóquio como atleta de apoio. Ela conta que a experiência de respirar ares olímpicos mudou a sua vida . “Sabe aquela chama, aquele sonho que você tem dentro de você? Depois do Japão, essa chama dentro de mim inflamou e está em erupção, voltei mais motivada que nunca para chegar nos meus sonhos”, ressaltou a atleta.

A judoca de 24 anos destacou também a importância da competição que ela disputa desde 2016. “Eu amo lutar o JUBs e como estamos em uma pandemia mundial, passamos por momentos difíceis, o mundo inteiro parou e agora quanto mais competições melhor, pra pegar ritmo”.

A jovem que já tem sua trajetória consagrada não teve um caminho fácil e destacou o alto nível do judô no JUBs 2021. “ Esse JUBs senão o mais difícil, está entre os mais difíceis de todos os tempos, todo mundo do Brasil que faz faculdade quis lutar. Estamos voltando agora, então está todo mundo doido pra lutar competições grandes que nem o JUBs”.

Serviços

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil, Monster Energy, Fibra e Anadem. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

(Texto: João Paulo Fernandes. Foto: Saulo Cruz/CBDU)

Comentários