Fomento Paraná e Goioerê renovam parceria para oferta de microcrédito


O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e o prefeito de Goioerê, Roberto dos Reis de Lima, assinaram nesta sexta-feira (30) a renovação do acordo de cooperação técnica que permite ao município manter agentes de crédito credenciados e capacitados para ofertar as linhas de microcrédito do Banco do Empreendedor e Banco da Mulher Paranaense.

A parceria permitiu que, somente nos últimos três anos, empreendedores de Goioerê contratassem quase R$ 2,5 milhões em crédito da Fomento Paraná, com destaque para a linha Paraná Recupera, lançada em 2020, que atendeu quase 300 donos de pequenos negócios.

Atualmente, a Fomento Paraná mantém convênios e está presente em 280 municípios com agentes de crédito ou correspondentes credenciados a operar com as diferentes linhas de crédito.

Neves e o diretor de Operações do Setor Público, Wellington Dalmaz, estão percorrendo municípios da região Noroeste nesta semana como parte da estratégia de reforço e ampliação das parcerias da instituição no Interior do Estado, conforme determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Mais de 160 municípios já foram visitados desde 2019.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Goioerê, José Alexandre Cândido, participou do encontro.

COMCAM – O diretor-presidente da Fomento Paraná e o diretor de Operações do Setor Público também participaram de uma reunião de trabalho da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão – Comcam, a convite do prefeito de Araruna, Leandro de Oliveira, presidente da entidade.

No encontro, os diretores apresentaram aos prefeitos as oportunidades de financiamento disponíveis para obras públicas de mobilidade urbana, projetos de engenharia, programas de eficiência energética e outros disponíveis por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha de financiamento gerenciada pela Fomento Paraná em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento e de Obras Públicas e Paranacidade.

“Apresentamos aos 25 prefeitos integrantes da Comcam também os novos itens de financiamento relacionados ao programa Paraná Recupera Municípios, que dá condição das prefeituras tomarem recursos em condições de prazo e juros acessíveis para que possam reproduzir em suas cidades ações para melhorar a capacidade de gerar emprego e renda e gerar tributos”, explica Heraldo Neves.

Os prefeitos também tiveram oportunidade de conhecer as novidades no âmbito do crédito para empreendedores privados e o sistema de parcerias com o qual a Fomento Paraná trabalha com os municípios para levar principalmente o microcrédito, o Banco da Mulher Paranaense e o Banco do Empreendedor, que também estão com boas condições de prazo e juros. 

NOVA ESPERANÇA E PARANAVAÍ – Os diretores da Fomento estiveram, ainda, nesta semana, em Nova Esperança e Paranavaí, no Noroeste do Estado.

O prefeito de Nova Esperança, Moacir Olivatti, também assinou o convênio para renovação da parceria com a Fomento Paraná. A reunião teve a participação do secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Alysson Ozako.

A vice-presidente para Assuntos do Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Nova Esperança, Sonia Marina Caeiro, e os agentes de crédito Izabela Alves de Lima e Carlos André Mouro também estavam presentes.

Em Paranavaí, os diretores da Fomento foram recebidos pelo prefeito, Carlos Henrique Rossato Gomes. Nos últimos três anos a Fomento Paraná repassou aos empreendedores do município pouco mais de R$ 1,8 milhão em operações de microcrédito e da linha Paraná Recupera, voltada a manter a atividade econômica e os empregos durante a pandemia de Covid-19.

(Texto: AEN. Foto: Fomento Paraná)

Comentários