Cidade de Maringá tem obras em dia no Contorno Norte


A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Obras Públicas, acompanhará amanhã (2) a concretagem de uma das vigas dos viadutos do Contorno Norte que será realizada no pátio da Contersolo, empresa de Mandaguaçu vencedora da licitação da obra. O trabalho de campo está na fase de fundação dos viadutos, entre as avenidas Franklin Delano Roosevelt e a Guaiapó. 

 
A Secretaria de Obras informa que já foram concretadas 23 vigas com injeção de concreto nas formas metálicas. Amanhã será a 24ª unidade de um total de 48. Cada viga tem 1m70 de altura e 40 metros de comprimento, pesando 60 toneladas depois de pronta, com concreto e ferro. 
 
A primeira etapa das obras consistiu na preparação das fundações, que é a perfuração do solo até atingir a camada de rocha. Após a perfuração é inserida a ferragem armada, sendo injetada argamassa formando a estaca que dá sustentabilidade ao viaduto. Cada viaduto do Contorno Norte receberá oito estacas em cada lado, somando 16 no total. 
 
Serão usadas 48 vigas nos oito viadutos, das quais já foram fabricadas 23. Esse processo entre a produção dos pré-moldados e a realização da fundação leva em torno de seis meses e é feito paralelamente. É feita a fundação num viaduto, depois parte para outro e assim sucessivamente. O começo da montagem dos viadutos deve ser entre novembro e dezembro desse ano. 
 
OBRA - A assinatura da ordem de serviço para os oito viadutos aconteceu no começo de abril. O Investimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é de R$ 16,9 milhões, em oito viadutos. Serão contempladas as seguintes avenidas: Mandacaru, São Judas Tadeu, Kakogawa, Tuiuti, Guaiapó, Franklin Delano Roosevelt e na Américo Belay (dois viadutos). A previsão de entrega é no segundo semestre de 2022.
(Texto: Andye Iore. Foto: Mileny Melo/PMM)

Comentários