Seleção Brasileira Feminina encara o Canadá visando as Olimpíada



Nesta segunda-feira (14), a Seleção Brasileira Feminina entra em campo para o último teste antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O adversário é um velho conhecido da técnica Pia Sundhage. Este será o quarto encontro com as canadenses desde que assumiu a Canarinho. O saldo é positivo para lado verde-amarelo, são duas vitórias e um empate. A bola rola às 16h (Horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo, Desimpedidos e CBF TV.

Além de mais um teste da equipe, o duelo ganha contornos ainda mais especiais por ser o último jogo-preparatório antes da convocação final para os Jogos Olímpicos. Com o objetivo de definir as dezoito atletas e as quatro suplentes que irão ao Japão,Pia aposta em novos testes na equipe. A novidade fica por conta de Julia Bianchi que será titular na vaga de Formiga, que apontou uma contratura na coxa direita. Além da volante, Bárbara, Bruna Benites, Erika, Rafaelle e Tamires; Andressinha, Marta e Debinha; Ludmila e Bia Zaneratto, completam o time que inicia a partida. 

No duelo diante da Rússia, a zagueira Bruna Benites foi a responsável por abrir o placar e encontrar espaços na forte defesa russa. Foi na bola parada, arduamente treinada pela comissão técnica, que a defensora balançou duas vezes a rede. Vinda do banco, Andressa Alves ampliou para o Brasil e fechou a penúltima partida com vitória por 3 a 0.

Histórico diante das canadenses


São três encontros diante das canadenses, o primeiro duelo sob o comando de Pia Sundhage foi no Torneio da China, em novembro de 2019, quando a Canarinho ganhou por 4 a 0, gols de Bia Zaneratto (2x), Formiga e Chú. Três meses depois, em março de 2020, as duas seleções voltaram a se encontrar. Na oportunidade, o primeiro empate entre as duas seleções, por 2 a 2, com tentos de Marta e Ludmila. O último jogo foi no Torneio She Believes, em fevereiro deste ano, e uma nova vitória, desta vez por 2 a 0, dos pés de Julia Bianchi e Debinha.

Assim como o Brasil, as canadenses também estão classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. As duas equipes podem se encontrar em uma eventual quartas de final, já que estão em grupos opostos. Na primeira fase, a Canarinho terá pela frente a China, Holanda, Zâmbia. O Canadá encontrará a Grã-Bretanha, Japão e Chile. 

Em busca das 18


Ao todo, a técnica tem um grupo de 26 jogadoras à sua disposição. Deste grupo, Pia Sundhage tenta extrair as 18 convocadas que formarão a lista final para os Jogos Olímpicos. Na entrevista coletiva desta mesma convocação, a treinadora não descartou a possibilidade de chamar alguém que não esteja com a Seleção na Espanha, mas admitiu que a base do grupo virá destes últimos testes.

Entre as jogadoras a serem observadas pela sueca, estão duas que vivem a expectativa de estrear com a camisa da Seleção Brasileira. São os casos das meias Angelina, convocada pela primeira vez, e Giovanna Crivelari, que também tem sido testada como lateral. Com uma lista enxuta, Pia procura opções que deem versatilidade ao elenco da Seleção.

Seleção cheia de ENERGIA


A Seleção Feminina tem uma motivação extra para as partidas contra a Rússia e o Canadá. Como se não bastassem todos os componentes que envolvem a reta final para a disputa dos Jogos Olímpicos, esta é a primeira Data FIFA em que a Seleção conta com o apoio da Neoenergia, a primeira patrocinadora exclusiva da Seleção Feminina. A marca está exposta em placas e nos uniformes das Guerreiras do Brasil, em mais um capítulo do compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento do futebol feminino. Em acordo firmado com a CBF até 2024, a Neoenergia também é patrocinadora do Brasileirão Feminino.

(Foto: Sam Robles/CBF)

MAIS...

Comentários