Prefeitura de Maringá lança programa que atende pacientes com Doença Falciforme



A prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, lançou neste sábado, 19, o Programa Municipal de Atenção à Doença Falciforme, que prevê a qualificação de profissionais do município para atender os portadores da doença e entrega de carteirinhas de atendimento. As UBSs trabalharão em sinergia com o Hemocentro Universitário Regional, Hospital do Câncer e demais serviços especializados de saúde que já atendem portadores da doença. 

 
A carteirinha facilitará a identificação quando os portadores da doença procurarem as unidades de saúde. Neste sábado, os primeiros pacientes a receber a carteirinha foram Simone Bruna de Oliveira Ferreira, Silvane Mendes Lúcio, Luana Caroline da Silva, Daniel Raimundo Alves dos Santos, Isabella Letícia Catarin de Andrade e Luiz Otávio Torres Pereira. 
 
Estiveram presentes no evento, o vice-prefeito Edson Scabora e os secretários Marcelo Puzzi (Saúde) e Emmanuel Predestin (Juventude e Cidadania); os vereadores Sidnei Telles, Ana Lúcia, Flávio Mantovani, Bravin, Biazon e Dr. Manoel. Também estiveram presentes Eduardo Savoia de Oliveira (Sociedade Médica), Marcia Regina Momesso Neri Ferreira (Hemocentro), Francismar Prestes Leal (Hematologista), Luis Arthur Moura Guirello (Hospital do Câncer) e Simone Bruna (representando todos os portadores da doença falciforme). 
 
Ainda hoje, a partir das 15 horas, haverá uma webnar com o tema “Programa de Atenção em Maringá - Doença Falciforme. Durante a webnar, serão realizadas duas palestras. A primeira com Geisa Luz, enfermeira, pós-doutora em saúde pública pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e consultora em doenças raras. E outra com Elvis Silva Magalhães, coordenador científico da Fenafal e coordenador geral da Abradfal - Associação Brasiliense de Pessoas com Doença Falciforme.
A transmissão será via YouTube/prefeiturademaringá.
(Foto: Mileny Melo/PMM)

Comentários