Prefeitura de Maringá já distribuiu quase duas mil canetas de insulina para pacientes de diabetes


A Secretaria de Saúde de Maringá segue com a entrega de canetas para aplicação de insulina para pacientes da rede municipal de saúde, que têm Diabetes Mellitus tipo 1 ou 2. A ação segue orientação médica do Ministério da Saúde e é voltada para a população com até 19 anos e para maiores de 50 anos. Anteriormente, apenas menores de 16 anos e maiores de 60 recebiam as canetas.

 

De fevereiro até o momento, foram atendidas 1.800 pessoas e distribuídas 2.174 canetas de insulina. Conforme prescrição médica, existem pacientes que podem retirar mais de uma caneta. A reposição é mensal. De acordo com a gerente de Assistência Farmacêutica Larissa de Souza Zanolli, as canetas substituem as seringas convencionais e garantem mais praticidade no manuseio e transporte diário do paciente.

 

“Esse método é mais eficaz, pois garantem melhor precisão na dosagem e  reduzem possíveis complicações causadas pela falta de glicose no sangue”. 

 

Os pacientes que se enquadram nos critérios de inclusão devem procurar a farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) com a prescrição médica e cartão SUS. O fluxo para distribuição das canetas de insulinas e de agulhas é o mesmo já estabelecido para as insulinas acondicionadas em forma que já são distribuídas nas unidades.

(PMM)

Comentários