Maringá vacina nesta terça 44+ anos e amanhã realiza mutirão para a 2ª dose


A Prefeitura de Maringá é uma das mais eficientes na aplicação das vacinas contra a covid-19 em todo o Paraná. O município vacinou mais de 52% da população acima de 18 anos, atingiu 100% dos grupos prioritários e privilegia nesta terça-feira pessoas com 44 anos ou mais. Para amanhã, 23, o prefeito Ulisses Maia já adiantou que o município vai realizar um “Mutirão pela 2ª dose”. Hoje, são cerca de 1.600 pessoas em atraso com a dose reforço.

 
“Estamos fazendo a nossa parte. Se o Governo enviar vacinas, temos capacidade para atingir mais de 9 mil pessoas por dia. Nosso plano de imunização é cuidadoso e reservamos imunizantes suficientes para a segunda dose. Em todo país, vemos que há uma resistência ao retorno de muitas pessoas que tomaram a primeira dose. Por isso, vamos dedicar datas especiais para imunizarmos aqueles que já tomaram a vacina uma vez”, explica o prefeito. 
 
A preocupação de Ulisses Maia faz sentido. A proteção é muito maior após a segunda dose. Repetir a vacina é um ato de proteção já que todos os vacinados também podem contrair a doença. Mas, com as duas doses, os efeitos da covid-19 no organismo tendem a ser mais leves. Ou seja, além de evitar efeitos nocivos da doença, as pessoas imunizadas aliviam a tensão sobre os hospitais, leitos de enfermaria e UTI, e medicamentos.
 
O prefeito conclama todos os maringaenses que tomaram a primeira dose, e  que já têm direito à segunda dose, a voltar às unidades básicas de saúde nesta quarta-feira. “É importante que seja formada uma corrente pela imunização. Maringá precisa dar o exemplo também na segunda dose”, pede o prefeito. Ele lembra que o alto índice de vacinação da cidade já foi pauta de matérias e comentários em várias capitais e grandes jornais do país.

Horários e locais de vacinação 2ª dose

UBS Morangueira (Av. Lucilio de Held, 44) e UBS Vila Operária (Praça Regente Feijó, 393) - Astrazeneca e Coronavac 
Horário: 9h às 16h 
 
Secretaria de Saúde (Av. Prudente de Morais, 885) -  Astrazeneca e Coronavac 
Horário: 8h às 17h
 
Restaurante Universitário (RU) da UEM (Av Colombo, 5790 - Campos UEM): Coronavac e Astrazeneca:
Horário: 9h às 16h
(Foto: Mileny Melo/PMM)

Comentários