Maringá começa processo de modernização de espaços no Paço Municipal


A Prefeitura de Maringá prepara intervenções e adequações em alguns espaços do Paço Municipal. A Sala de Reuniões do térreo e o auditório Hélio Moreira passaram hoje (22) por uma vistoria das secretarias de Cultura, de Urbanismo e Habitação e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam). 

 
“O Paço Municipal não é tombado, mas faz parte de uma lista de interesse histórico”, explica o historiador João Laércio Lopes Leal. “Por isso, é importante a participação do Patrimônio Histórico antes dessas reformas e obras para preservarmos aspectos de décadas anteriores”. A diretora de Planejamento Urbano do Ipplam, Heloísa Bazoti Croce, falou sobre prováveis mudanças na Sala de Reuniões, como a criação de um segundo acesso. 
 
As intervenções levam em conta aspectos como acústica, isolamento, acessibilidade, segurança, iluminação, ventilação, assim como a manutenção de características culturais, urbanísticas e arquitetônicas. Como as colunas aparentes de sustentação do prédio na Sala de Reuniões e o painel artístico de Zanzal Mattar, na entrada do auditório. 
 
As propostas de intervenções serão apresentadas para a Comissão Especial de Preservação do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do Município de Maringá. Também participaram da vistoria hoje a historiadora da Semuc, Veroni Friedrich, a arquiteta, Alessandra Corsato Hoffman, e estagiários.
 
O projeto do Paço Municipal foi elaborado pelo arquiteto José Augusto Bellucci (autor do projeto da Catedral Nossa Senhora da Glória) e inaugurado em 1968. A ampliação aconteceu em 1986 com projeto dos arquitetos Gilmar Ferdinandi e Edson Luiz Cardoso.
(Andye Iore/PMM)

Comentários