Em um mês, mais de 1.2 milhão de m² foram roçados na área urbana de Maringá



A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Limpeza Urbana, intensificou os serviços públicos em todas as regiões da cidade com força tarefa de roçada, varrição, arborização e coleta de resíduos. Para ter dimensão do trabalho realizado, em janeiro foram roçados 1.295.000.00 m² na área urbana, incluindo terrenos, canteiros, calçadas e praças. Isso corresponde a cerca de 120 campos oficiais de futebol.


O secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, explica que o trabalho é reflexo do desmembramento da pasta, que era ligada à Secretaria de Infraestrutura. “O esforço conjunto dos servidores e empresas terceirizadas torna Maringá ainda mais limpa e, com o plantio de mudas, mais arborizada no centro e bairros da cidade. O resultado é muito positivo”, afirma.

Como estamos passando por um período de muitas chuvas e calor, o que propicia o crescimento da grama, Paulo Gustavo pontua que o trabalho de roçada é realizado simultaneamente por sete equipes. “A Secretaria ainda atende roçadas em terrenos particulares de proprietários que foram multados por má conservação de imóveis, mas não realizaram o serviço. O mesmo acontece com o descarte irregular de lixo”, explica.

O balanço mensal ainda incluiu a coleta de 9.450 toneladas de lixo domiciliar, 670 toneladas de resíduos de construção e 274 toneladas de volumosos. Também foram coletadas 260 toneladas de resíduos oriundos de varrição de ruas, avenidas, praças e parques públicos. Sem contar o setor de arborização, que removeu 312 árvores, realizou 218 podas, 415 desbarras, 19 destocas, plantios de 132 mudas arbóreas, e 980 mudas ornamentais, e a manutenção de 23 mil m² de área urbana.
(Foto: Mileny Melo/PMM)

Comentários