No primeiro dia de campanha de vacinação em Maringá 155 pessoas foram imunizadas

Às 14h28min de terça, 19, a técnica de enfermagem, Ana Paula de Oliveira Machado, 36 anos, recebeu a vacina contra coronavírus e foi a primeira pessoa imunizada em Maringá. O marco fez parte da cerimônia de abertura da campanha de vacinação com a presença do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, o vice-prefeito Edson Scabora, secretários municipais e vereadores. Emocionado, Ulisses Maia, agradeceu todos os servidores e enfatizou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). “Junto com a celebração da esperança e do otimismo, não podemos esquecer daqueles que não resistiram por conta do coronavírus”, disse. No primeiro dia de campanha, 155 pessoas foram imunizadas.


As primeiras doses do imunizante chegaram de helicóptero no Aeroporto de Maringá com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, por volta das 13 horas. “Parabéns a todos os profissionais de saúde que trabalharam diariamente e a atenção que Maringá deu para o enfrentamento da pandemia do coronavírus”, afirmou Beto Preto. Em cortejo com carros oficiais do município e forças de seguranças, as vacinas chegaram no Hospital Municipal às 14 horas.                     

Ana Paula de Oliveira Machado, primeira pessoa imunizada, é técnica de enfermagem, tem 36 anos e trabalha no Hospital Municipal há 4 anos. Na linha de frente da pandemia, atuando na UTI covid, jamais imaginou que cuidaria de seu pai em um dos leitos. Ana Paula estava ao lado do pai quando ele faleceu, no dia 19 de dezembro de 2020. Ela é profissional de saúde e filha de uma vítima da covid-19. Ela representa todos os trabalhadores do Hospital Municipal e as famílias enlutadas pela pandemia.

Nesta primeira etapa, 5.185 pessoas serão imunizadas. São profissionais da saúde atuantes na linha de frente, idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos. “Não vai faltar vacina para os profissionais de Saúde. Vocês são o início da imunização para chegarmos ao fim da pandemia”, afirmou o chefe da 15º Regional de Saúde, Ederlei Alkamim. O secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, afirmou que o início da vacinação é uma esperança para a população. "Ela vem para trazer uma mudança na qualidade de vida. Maringá tem capacidade e estrutura para que todos sejam vacinados. Veja o Plano de Vacinação aqui

As equipes também foram até os Lar dos Velhinhos e vacinaram dois idosos: Olivia da Silva Godoi, 82 anos, e Noel Albino de Souza, 70 anos. Nesta quarta, 19, a campanha de vacinação segue em Maringá com imunização dos trabalhadores da saúde da Upa Zona Norte, às 9 horas, Hospital Universitário, 10 horas, e Hospital Santa Casa, às 11 horas. 

Participaram da cerimônia: os vereadores, Onivaldo Barris, Paulo Biazzon, Cris Lauer, Sidnei Teles, Professora Ana Lucia, Dr. Manoel, Maninho, Delegado Luiz Alves , Além do delegado da 9ª SDP, Adão Rodrigues, tenente Coronel, Reginaldo Paschoal, chefe da 14º regional de Paranavaí, Nivaldo Mazzin, presidente da Amusep, Rogério Bernardo. 

Além de Ana Paula, outras quatro pessoas foram vacinadas durante a cerimônia de abertura da vacinação:

Marlene Garcia Dias tem 49 anos, é enfermeira no município desde 2006. Em 2012, entrou na UPA, sem imaginar que anos depois seria uma das profissionais que mais se dedicaria a tratar pacientes com coronavírus. Marlene é mãe de 2 filhos, profissional querida pelos companheiros de trabalho e que fez a diferença na vida de muitas pessoas. É a enfermeira que mais deu plantão na unidade durante a pandemia. Ela representa todos os profissionais de saúde da UPA Zona Norte, primeira unidade de atendimento referência em Maringá para pessoas com covid e unidade que perdeu 3 profissionais para a doença.
 
Maria Lúcia da Costa Silveira é uma servidora essencial, ela presta serviços operacionais para o município desde 2003, vindo para a UPA Zona Sul em 2016. Tem 54 anos, está terminando o curso de serviço social e hoje entra para a história como a terceira maringaense a ser vacinada contra o coronavírus. Maria Lúcia representa a UPA Zona Sul e todos os servidores operacionais, tão importantes nesta batalha.
 
Ricardo Viana da Cunha é condutor do SAMU, tem 40 anos e atua na linha de frente, transportando pacientes e aumentando as chances de vida de muitas pessoas. Assim como milhares de profissionais de saúde, deixou de visitar a família neste período. Ele representa o SAMU e todos os condutores de veículos que prestam este serviço essencial.
 
Ana Cristina Medeiros Gurgel é médica infectologista, responsável pelo ambulatório de tuberculose da 15ª regional de saúde de Maringá, coordenadora da residência médica de infectologia do Hospital Santa Rita e responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Municipal de Maringá. Atua na linha de frente de enfrentamento à pandemia salvando vidas. Ela representa todos os médicos que estão enfrentando essa dura batalha.
(Foto: Mileny Melo/PMM)

Comentários