Em Maringá, Plano de Mobilidade tem nova etapa de pesquisa de campo



Técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana iniciaram nova pesquisa de campo do Plano de Mobilidade de Maringá (Planmob) nesta quarta, 28. Pesquisadores estão nas ruas para identificar a circulação de cargas na cidade e o impacto deste trânsito na mobilidade urbana. O período de entrevista pode variar de 7 a 14 dias.


Além da pesquisa presencial, com profissionais uniformizados preenchendo formulários nas empresas e indústria, também estão ocorrendo questionários por telefone. Ainda, é possível contribuir por meio deste link. O processo é seguro, não compromete dados importantes da empresa e são fundamentais para a elaboração do Planmob. 

O levantamento responderá a cultura de mobilidade de Maringá. Entender como se dá o deslocamento de pessoas e circulação de carga é essencial para traçar soluções para o trânsito local. Enquanto os pesquisadores atuam em campo, outra equipe trabalha no documento de diagnóstico, que quando pronto, finalizará a 2ª etapa de elaboração do plano. 

O diagnóstico deve ficar pronto no fim de fevereiro. O próximo passo é irá definir prognóstico e propostas. 

Plano de Mobilidade

O Planmob é o primeiro plano de mobilidade de Maringá. Esta é uma ação obrigatória por lei e essencial para encontrar soluções. O Planmob definirá diretrizes do transporte coletivo, deslocamento a pé e por bicicletas, cargas urbanas, estacionamentos públicos e privados, o sistema viário, além da segurança no trânsito. A base para tomada de medidas são estudos, como a pesquisa vigente, estatísticas de frotas de veículos, ruas e avenidas, dados socioeconômicos e outros relativos à cultura de mobilidade.  Depois de pronto, terá validade de 10 anos. 

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, ressalta a importância do documento. “Nossas ações imediatas e futuras visam a melhoria de Maringá em todos os aspectos. Pensar uma mobilidade inteligente, ágil, sustentável e segura é importante para avançarmos como cidade modelo”.
(PMM)

Comentários