Confira um resumo sobre a campanha de vacinação contra a covid-19 em Maringá



A campanha de vacinação contra a covid-19 começou dia 19 de janeiro em Maringá. A estratégia segue as diretrizes do Ministério da Saúde. Nesta primeira fase, são contemplados os trabalhadores da saúde, idosos internados em asilos e profissionais que trabalham nestes espaços. 

A vacinação vai seguir itinerante, com aplicação nos locais de trabalho. A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a comunidade ainda não deve buscar a vacinação em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais.  

Confira no Plano de Imunização todas as fases da campanha. Confira também um resumo da vacinação em Maringá até então:

Balanço da semana 
Até a sexta, 29, a Secretaria de Saúde vacinou 8.011 pessoas com a primeira dose do imunizante contra o coronavírus. A campanha segue contemplando os trabalhadores de saúde, divididos em subgrupos, de acordo com o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. 
Das doses já disponibilizadas ao município, 6.052 são do primeiro lote da Coronavac, já utilizadas para imunização dos profissionais de saúde da linha de frente, e 4.135 são da vacina AstraZeneca.

Novas vacinas 
Nesta sexta, 29, um segundo lote da vacina Coronavac chegou no Aeroporto de Maringá, com 1.880 doses. O total será dividido pelas cidades da 15ª Regional de Saúde do Paraná com hospitais referência para atendimento de pacientes com COVID-19. A quantidade destinada para Maringá será usada para finalizar a primeira fase de imunização de todos os profissionais do Hospital Municipal, Hospital Universitário, Santa Casa e Santa Rita.

Próximos grupos 
Na próxima semana a vacinação será destinada aos trabalhadores dos serviços de urgência e emergência que não são referências para covid-19, hemocentros, trabalhadores que atuam na vigilância em saúde e desenvolvem atividades de campo relacionadas à covid-19, trabalhadores dos demais serviços ambulatoriais e hospitalares e trabalhadores atuantes em farmácias. 
Na sequência, a campanha vai atender trabalhadores do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados com covid-19, cuidadores domiciliares, doulas, trabalhadores atuantes em áreas administrativas, inclusive da gerência e gestão da saúde. 
O município também vacinará trabalhadores de serviços ambulatoriais e hospitalares, públicos e privados, em formato de teletrabalho devido à pandemia.
 
Quem recebeu a 1ª dose  
Em Maringá, já foram vacinados os profissionais que aplicam a vacina contra o coronavírus, trabalhadores e idosos de instituições de longa permanência trabalhadores de hospitais e serviços de urgência e emergência (UPA, Samu, Siate), clínicas de diálise e serviços de oncologia, trabalhadores de centro de atendimento à covid-19, trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS), de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), trabalhadores de coleta laboratorial e que fazem testes/exames para a covid-19.

Vacinômetro
O Vacinômetro lançado pela Prefeitura de Maringá seguirá com atualização diária da campanha de vacinação na cidade. A arte é publicada às 20h, nos perfis oficiais da prefeitura na internet. 

Acompanhe a Prefeitura de Maringá no FacebookInstagram e Twitter

Comentários