Pré-Conferência da Semuc debate de políticas culturais com classe artística em Maringá

Está em andamento a pré-conferência da Secretaria de Cultura de Maringá (Semuc). Eventos online antecipam debates da 6ª Conferência Municipal de Cultura (CMC) que será realizada no próximo sábado, 15, entre 8h30 e 12h, pela internet, com tema "Participação Cidadã - A importância do Conselho Municipal de Políticas Culturais". “A participação neste ato democrático de toda a comunidade e, em especial a classe artística, é imprescindível para que tenhamos uma efetiva política pública cultural”, considera secretário de Cultura, Francisco Pinheiro. 


Segmentos debatem sobre demandas, carências, ampliação de atividades, projetos, entre outros. Hoje, 10, acontecerá a pré-conferência de Patrimônio e na próxima quarta-feira a de Sociedade Civil. Começa às 19h e vai até por volta das 21h. Já foram realizadas das artes cênicas, artes visuais, audiovisual, culturas populares, musica e literatura. 


Tanto secretário de Cultura, Francisco Pinheiro da Silva, como presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Pedro Marques, participam das pré. Além de debaterem com cada segmento, também fazem prestação de contas. 


A 6ª Conferência Municipal de Cultura apresentará diversos aspectos sobre cultura maringaense. Terá participação de dois convidados com ampla experiência na cultura brasileira: Célio Roberto Turino de Miranda, historiador, escritor, servidor público, já foi secretário de Cultura de Campinas. Ele falará sobre políticas públicas culturais e a Lei Aldir Blanc, que foi um dos criadores. E Leonardo Franceschi Ferreira, conselheiro do Conselho Nacional de Políticas Culturais pelo Sul do Brasil. Ele falará sobre importância dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas. 


Conferência será online em prevenção ao coronavirus. Mesmo com restrições pela pandemia, Semuc está em intenso trabalho para dar opções para classe artística e público. Secretaria trabalha na Mostra em Casa com Arte para final de agosto. Eventos Festebom e Semana de Cultura estão agendados para setembro, no sistema live via streaming. Semuc também prepara próximo edital a ser publicado ainda em agosto, dos Territórios Culturais. 


• Para participar da Conferência Municipal de Cultura é preciso se inscrever na plataforma Maringá Cultura. Confira mais informações aqui . 

(Texto: Andye Iore. Foto: Mileny Melo/PMM)


Comentários