Em Maringá, prefeitura e representantes do setor de eventos discutem retomada das atividades


O comitê formado por representantes de segmentos ligados a realização de eventos se reuniu mais uma vez na manhã de hoje, 31, para avançar na definição de protocolos que permita o funcionamento de alguma atividades dentro dos limites preventivos exigidos pela pandemia. Encontro foi auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal.

A reunião, coordenada pela chefe de Gabinete, Domingos Trevisan, o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hossokawa, o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Rafael Silva, e o diretor de Vigilância Sanitária, Eduardo Alcâncara, definiu a próxima quarta-feira, 5, para novo encontro, quando será pactuado agenda de flexibilização, mas sempre dentro das regras rígidas de prevenção ao coronavírus. Considerando a matriz de risco do período. "Vamos considerar dentro da realidade de voltar à normalidade. Estamos sempre conversando com o setor", comentou chefe de Gabinete, Domingos Trevisan.

Já foram feitas reuniões, inclusive com formação de Comitê do segmento. Prefeitura considera normas sanitárias para reativar setor. Como horários, locais, capacidade, ambientes, duração, entre outros. Tudo considerando matriz de risco no período. Ou seja, mesmo com a estimativa de datas formando calendário, será considerada a matriz de risco naquele período. "Não estamos alheios aos problemas do setor. Vamos negociar e toda semana avaliar a situação", anuncia diretor da Vigilância Sanitária, Eduardo Alcântara.

Preocupação de ambos lados é porque tipo de atividade tem alto risco de contaminação pelo coronavírus com aglomeração de pessoas. Como casamentos, shows, aniversários, palestras, apresentações, jogos, entre outros. Assim, são definidas situações para reduzir esses riscos. 

Participaram da reunião hoje as secretarias de Saúde, de Cultura (Semuc), de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), o Gabinete do Prefeito, Câmara de Vereadores, o Convention & Visitors Bureau, representantes de diversas empresas que trabalham com eventos. 
(Texto: Andye Iore. Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

Comentários