BR Cidades Maringá, da UEM, inicia campanha para conectar pessoas visando doações na pandemia


Vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Estadual de Maringá, o núcleo local do BR Cidades adaptou para o município a plataforma CO-LAB, criada pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), a fim de aproximar pessoas interessadas em contribuir com cidadãos e instituições necessitadas de algum tipo de ajuda no cenário de enfrentamento à Covid-19.

Sem fins lucrativos, a plataforma CO-LAB foi desenvolvida de modo a permitir o cadastramento daquilo que se necessita com o que os interessados querem colaborar. Basta preencher um formulário com o objetivo de identificar as demandas existentes na região. 

Conforme os cadastramentos são feitos, é alimentado um banco de dados cruzando as demandas com as ofertas de ajuda. Em seguida, os colaboradores e quem solicitou auxílio devem entrar em contato entre si para formalizar a colaboração. 

A plataforma busca identificar as principais carências de cidadãos e instituições, fomentar ações de colaboração e facilitar a conexão entre elas. 

No site, é possível cadastrar uma necessidade ou uma iniciativa de auxílio, como doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), alimentos, utensílios domésticos; oferta de serviços relativos à tecnologias ligadas ao enfrentamento da pandemia e seus efeitos; disponibilização de materiais didáticos, cursos online, palestras, e orientações pedagógicas, jurídicas ou relacionadas à saúde e bem-estar. 

Além disso, também existe a opção de colaborar na parte de entregas e transportes dos materiais doados. A campanha aposta na sensibilidade e na solidariedade das pessoas neste momento de muitas dificuldades decorrentes da pandemia do novo coronavírus, onde a população, ao participar dessa rede local de ajuda mútua, possa contribuir para minimizar os impactos gerados pela Covid-19.

A CO-LAB foi elaborada em formato Creative Commons. Caso haja algum interessado em replicar a mesma iniciativa na cidade onde mora, basta baixar os arquivos disponíveis no site.
(Comunicação UEM)

Comentários

+ lidas nos últimos 30 dias!

Mega-Sena acumula

Maringá FC vence Araucária e volta à Primeira Divisão do Campeonato Paranaense

Amavolei Maringá larga com vitória na Superliga C masculina