MARINGÁ - RJ e PB conquistam o Brasileiro de Vôlei de Praia Escolar

E o IV Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia chega a seu fim da melhor maneira possível: recorde de participação e público em plena segunda-feira com cara de sábado. Além das delegações dos estados participantes do campeonato, arquibancadas lotadas, presente também o grande do padrinho do Campeonato, Gilberto Amauri Godoy Filho - o “Giba”, um dos maiores jogadores brasileiros de vôlei de todos os tempos.

Durante sete dias, mais de 500 participantes entre atletas escolares, quadro de arbitragem, equipes de apoio e comissões técnicas de 100 escolas públicas e privadas de 26 estados brasileiros participaram dos jogos.

Além do medalhista olímpico também estiveram na solenidade de encerramento o prefeito Ulisses Maia; o secretário municipal de Esportes e Lazer, Valmir Fassina; o secretário de Esportes e Turismo do Paraná, Douglas Fabrício; o presidente da CBDE, Robson Aguiar; o presidente da Federação do Desporto Escolar do Paraná, Clésio Marins Prado; o diretor da secretaria de Esportes e Lazer, Valdemar Umbilino da Silva, entre outros dirigentes de órgãos públicos municipais e estaduais que apoiaram o evento.

A solenidade aconteceu logo após as finais da categoria seleção da série ouro do campeonato, que é a seletiva nacional para definir os representantes brasileiros na disputa do mundial da modalidade entre os dias 27 de maio e 3 de junho na cidade de Papeete, na Polinésia Francesa.

Destaque para as equipes do Rio de Janeiro, que venceu todas as finais femininas com as atletas: Anna Beatriz, Anne Catherine, Giovanna Gonçalves, Letícia Araújo, Maria Clara, Paola Cascardo e Vitória Mendonça do Centro Educacional da Lagoa, que tiveram um rendimento de 100% no Campeonato vencendo invictas a competição.

Pelo masculino, destaque para a Paraíba que conquistou dois ouros por seleção e escolar com os atletas: Thiago Henrique, Rafael Andrew, Renato Andrew , Guilherme ,Isac Adolfo e Ismael Adolfo.

A equipe do Rio de Janeiro, liderada pela técnica Ana Krau, conquistou o outro ouro com a equipe formada por: Guilherme Rech, Lucas Kuciak e Lucas Lima .

O segundo lugar pelas categorias seleção e escolar ficaram com o Paraná 1, Rio de Janeiro, Minas Gerais (EE Nossa Senhora do Carmo), Distrito Federal (Colégio Dom Bosco) e São Paulo (EE Zezinho Portugal) . Em terceiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte (Centro de Ensino Facex) , Paraná 2 (Colégio dom Bosco de Maringá II) e Tocantins (Colégio Dom Bosco).

Pela série prata os grandes vencedores foram:

Ana Caroline Moreira Figueiredo - Tocantins
Henrique Andrade Meinke e Marcilio Vinicius Faustino Xavier - Mato Grosso
Raissa da Silva Dias,Sara Gomes da Silva e Thalyta Gomes da Silva – Amazonas
Bruno Oliveira Mroczek, Eduardo Pires Ayala e Vinicius Ferlin Chan – Paraná
Beatriz Camelo de Lucena, Evelyn Pessoa Costa e Giovanna Kelly Soares da Silva Claudino – Paraíba
Felipe Ferreira da Cunha, Pedro Guimarães Angert e Vitor Paiva de Almeida – Distrito Federal.


Maior da história

Devido ao número recorde de participações e aos 407 jogos realizados, esta edição do campeonato foi considerada pelos organizadores (Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE, Comitê Brasileiro de Clubes, em parceria com o Governo do Estado de Paraná e Prefeitura do Município de Maringá) a maior competição de vôlei de praia escolar que o país já teve e, por isso, os jogos foram disputados simultaneamente nas quatro quadras do complexo esportivo da Vila Olímpica.

Para o prefeito Ulisses Maia o momento foi de agradecer a todas as lideranças esportivas nacionais, estaduais e do município e, especialmente aos atletas e comissões técnicas, pelo evento brilhante que destacou ainda mais a cidade de Maringá como referência no cenário esportivo do país. “É um evento como esse que nos incentiva a implantar aqui um projeto como o ′Gibinha′, por exemplo, para despertar na juventude e nos estudantes da rede municipal a prática e o gosto pelo esporte. Queremos oferecer todo o apoio necessário para fazer de Maringá a Capital do Voleibol e de outras modalidades. Pessoal técnico e preparado para isso nós temos, assim como espaços esportivos e atletas de talento adequados para esse objetivo”, enfatizou.

O tricampeão mundial de vôlei pela seleção brasileira e medalhista olímpico em 2004, Giba - padrinho do Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia - agradeceu a lembrança feita pelo prefeito e referendou a passagem dele pelas quadras maringaenses em seu início de carreira. “Estou muito feliz por estar de volta a Maringá. Peço uma calorosa salva de palmas a todos os professores, não só os de educação física, mas para todos os mestres que ajudam as crianças e os jovens a realizar o seu sonho de ser atleta. E de um dia representar o país em competições internacionais, como eu, que tive esse privilégio graças à educação e ao esporte”, assinalou.

Já o presidente da Federação do Desporto Escolar do Paraná, Clésio Marins Prado, ficou emocionado ao observar a alegria dos participantes na solenidade de encerramento. “Isso não tem preço. Especialmente por estarmos em uma cidade tão maravilhosa como essa que, quando eu soube que ela seria a sede do campeonato deste ano, não tive dúvidas: é sucesso na certa”, comemorou sob aplausos.

O presidente da CBDE, Robson Aguiar destacou a importância do intercâmbio cultural e esportivo proporcionado aos participantes pelo evento: “ Tenho a certeza de que, independente do resultado, esses jovens e adolescentes levarão para toda a vida os aprendizados técnicos adquiridos no confronto com seus adversários dentro de quadra, como fora dela, através das novas amizades e da troca de vivências entre culturas de um mesmo país que podem ser tão próximas, mas muito diferentes ao mesmo tempo. O maior objetivo dos campeonatos escolares é o aprendizado, a troca de experiências e prática cidadã proporcionada por meio do esporte”, disse Robson.

Comentários