MARINGÁ - Prêmio ACIM de Esporte homenageia 288 atletas

O Teatro Calil Haddad esteve lotado na última segunda-feira durante o Prêmio ACIM de Esportes, que homenageou 288 atletas, técnicos e patrocinadores do esporte local, indicados pelas associações esportivas. O evento, que foi uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Unimed Maringá e Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca), teve início com a palestra do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.

O atleta que teve a honra de acender a pira olímpica na abertura dos Jogos Rio 2016 falou sobre ‘Superando desafios em tempos de crise’. Lima contou sobre sua trajetória, sonhos e desafios.

“Não nasci atleta, mas me tornei atleta com muita dedicação e suor. Me fortaleci nos momentos mais difíceis, que não foram poucos”, destacou.

No cerimonial fizeram uso da palavra o presidente da ACIM, José Carlos Valêncio, o vice-presidente de esportes da entidade,Paulo Lima, o coordenador de marketing da Unimed Maringá, João Noris, e o prefeito em exercício Cláudio Ferdinandi.

Valêncio ressaltou que a ACIM, com a premiação, quer apoiar a motivação dos atletas e destacou o trabalho das associações esportivas que constituíram um núcleo setorial e têm o acompanhamento gratuito de um consultor da ACIM para superar os desafios e buscar mais patrocínios.

Já Paulo Lima afirmou que “é indiscutível as dificuldades que boa parte dos atletas profissionais enfrenta, como a falta de patrocínio, de estrutura física e de equipamentos. A realidade não é muito diferente da enfrentada pelas associações esportivas e pelos dirigentes. Mas nem diante das dificuldades nossos dirigentes e atletas têm esmorecido. Pelo contrário, se faltam dinheiro e patrocínio, sobram dedicação, esforço e suor”.

Diversas modalidades
Depois foram realizadas as homenagens a atletas que se destacaram em competições de níveis estadual, nacional e internacional, técnicos e patrocinadores do desporto escolar, paradesporto (atletismo, basquete/handebol em cadeira de rodas e bocha paraolímpica) e desporto – nas modalidades de arco e flecha, atletismo, basquetebol, beisebol, ciclismo, corrida de rua, futebol, futebol americano, futsal, handebol, judô, karatê-dô tradicional e shotokan, natação, triathlon, rugby, skate, softbol, tênis de mesa e vôlei de praia.

O Prêmio ACIM de Esportes foi criado em 2014 para distinguir e homenagear esportistas locais devido aos resultados expressivos no esporte. O prêmio é dividido nas seguintes categorias: mérito técnico, mérito atleta de Maringá, patrocinador-destaque e atletas destaques. Este ano a cerimônia teve apoio da Cocamar, Estética Academia, Sancor Seguros, Coca-cola/Femsa, Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná e Sicoob.

Indicaram nomes para a premiação:
Associação Atlética de Futebol Americano Maringá Pyros
Associação Atlética Rugby de Maringá
Associação de Atletismo de Maringá
Associação de Corredores de Rua de Maringá
Associação de Pais e Atletas da Natação
Associação Cultural e Esportiva de Maringá - ACEMA
Associação Desportiva e Recreativa Maringá Basquetebol
Associação Esportiva Estrela de Maringá      
Associação de Futebol R2 Football Team / Grêmio Porto Alegrense
Associação de Skatistas de Maringá
Associação Maringaense de Arco e Fecha
Associação Maringaense de Beisebol
Associação Maringaense de Handebol
Associação Maringaense de Karatê Shotokan
Associação Maringaense de Vôlei de Praia
Associação Maringaense de Softbol
Clube Maringaense de Ciclismo
Instituto Hagakure de Karatê-Dô Shotokan

Núcleo Setorial de Academias e Escolas de Natação - NUSA
Seed/Núcleo Regional de Educação/Natação/Masculino
Seed/Núcleo Regional de Educação/Ciclismo /Feminino
União Metropolitana Paradesportiva Maringá/Bcr-Hcl
União Metropolitana Paradesportiva Maringá Bocha/Paralímpica
União Metropolitana Paradesportiva Maringá Individuais
+ www.radiomaringa.com.br

Comentários