HANDEBOL - Cascavel e Maringá são os campeões do Paranaense adulto de 2016

As equipes de handebol feminino de Cascavel e masculino de Maringá conquistaram no domingo (20) mais um título do Campeonato Paranaense de Handebol adulto livre. A temporada 2016 teve a sua etapa decisiva realizada no ginásio de esportes Chico Neto, em Maringá. A fase teve oito partidas no ginásio maringaense: quatro jogos no sábado, pelas semifinais no masculino e quadrangular de pontos corridos no feminino, e mais quatro no domingo, com os terceiros e primeiros lugares em disputa. A decisão feminina colocou frente a frente a Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma contra a FAG/Cascavel/02, e o time do Oeste conquistou o bicampeonato consecutivo, e diante de Maringá ao vencer por 27 a 22. No masculino, a Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma decidiu com Campo Mourão, e desta vez a equipe da casa ficou com o título após vitória de 23 a 20, e assegurou o bicampeonato consecutivo.

Na manhã de domingo, a Liga de Handebol de Maringá (LHPR), estabeleceu as melhores equipes no feminino. A competição disputada em quadrangular na fase final, mas pela pontuação das equipes, acabou com jogos em confrontos diretos e valendo terceiro e primeiro lugares. Na decisão feminina, uma partida clássica ente a Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma e FAG/Cascavel/02. Também não faltou equilíbrio em quadra. Os times foram praticamente iguais no primeiro tempo. Assim, o resultado ficou em 12 a 10 para Cascavel. Na etapa complementar, o time cascavelense, depois de 20 minutos, conseguiu ampliar o marcador, e faturou o bicampeonato com vitória de 27 a 22. A atleta destaque foi a goleira Fernanda, de Maringá.

Cascavel conquistou o título com as atletas keyllwanne, Danieli, Francieli, Josiane, Carolina, Cássia, Isabela, Tabata, Mariane, Rosangela e Taís. Técnico: Neudi Zenatti. 

A Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma encerrou a temporada com as atletas Mariana Merlin, Rebeca, Ane Caroline, Evellyn, Gabriela, Gisele, Luanny, Mariana Borges, Gabriela Rocha, Geisa de Souza, Fernanda, Larissa, Tainá, Viviane e Jeniffer. Técnico: Valmir Fassina.

TERCEIRO LUGAR
Pela terceira posição, o confronto decisivo foi entre Matelândia e Dois Vizinhos, que realizam partida muito equilibrada. Na primeira etapa Matelândia terminou com um gol de vantagem – 10 a 9 -, e no segundo templo ampliou o resultado em um gol, e ganhou o bronze pelo placar de 18 a 16. A atleta destaque foi a goleira Michele, de Matelândia.

Matelândia obteve o terceiro lugar com Bruna, Bruna Letícia, Eliana, Luci, Marilene, Milena, Rosangela, Tatiana, Valdenice, Viviane, Marta, Michelle, Roveni e Vilma. Técnico: Alexandre Cameis.

Dois Vizinhos formou com Grazieli, Aline, Gabriele, Iolanda, Angélica, Bárbara, Camila, Francieli, Mariane e Juliane. Técnico: Emerson Abati.

A classificação final do quadrangular feminino ficou assim: em primeiro Cascavel com seis pontos, em segundo Maringá com quatro pontos, em terceiro Matelândia com dois pontos, e no quarto lugar o Dois Vizinhos, sem pontuação.



Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma é campeão no masculino

O Campeonato Paranaense de 2016 terminou na tarde de domingo no Ginásio Chico Neto e a equipe masculina da Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma levantou o caneco, e mais uma vez contra Campo Mourão. Maringá, que disputa a Liga Nacional de Handebol, encontrou um adversário destemido e por isso o ´duelo´ apresentou equilíbrio. Na etapa inicial, inclusive, o time visitante terminou à frente no placar, com 12 a 11.

A virada de Maringá veio no segundo tempo. Os times retornaram iguais técnica e taticamente, assim como na parte física. A igualdade prevaleceu até o décimo terceiro ponto. Após isso, a Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma assumiu a liderança no marcador e dos 18 a 15, passou dos 20 a 17, e posteriormente para 23 a 17. Campo Mourão esboçou reação, fez mais três gols em sequência, mas ficou ´sem tempo´ para buscar a igualdade. Assim Maringá ganhou o jogo e o título por 23 a 20. O atleta destaque foi Artur Pereira, de Maringá.

A equipe de Maringá faturou o Estadual com os atletas Allan, Arthur, Dennis, Edney, Emerson, Felipe, João Victor, Joelber, Leonardo, Leonardo Gaiola, Lorran, Luiz Fernando, , Pedro Gaspar, Pedro Henrique, Rafael Fondazzi, Rafael Humberto, Victor Caíres, Gabriele e Iolanda. Técnico: Leonardo Bortolini.

Campo Mourão terminou como vice com Anderson, Carlos, Charles, Gustavo, Leonardo, Paulo Roberto, Wesley, João Alfredo, Márcio, Fabrício, Gabriel, Gláucio, Dainan, Wilson e Marco Antônio. Técnico: Jair Grasso.

TERCEIRO LUGAR
A disputa do terceiro lugar teve o ´choque´ entre Foz do Iguaçu e Cambé. Da mesma maneira como na final, igualdade técnica em quadra. Na etapa inicial Fo do Iguaçu superou o adversário e venceu por 16 a 14. E no segundo tempo, repetiram a postura em quadra, e assim Foz conseguiu o resultado positivo por três gols de vantagem – 31 a 28. Atleta destaque foi Rodolfo de Moraes, o Cyborg, de Cambe.

Foz do Iguaçu conquistou o bronze com Alexandre, Claudio, Claudiomiro, Edinaldo, Elton, Erivaldo, Gilson, Jaqson, Marcos Paulo, Rafael, Júlio César, Luciano, Thiago Guilherme e Thiago Danilo. Técnico: Marlon Araújo.

Cambé formou com Alan, Bruno, Carlos, Cláudio, Luiz Antonio, Marcelo, Marcelo Gomes, Marcos Vinicius, Renan, Rodolfo, Diego, Douglas, João Vitor, Willian, Rodrigo e Tiago. Técnica: Soraya Novaes.

O Campeonato Paranaense de Handebol adulto livre da Chave Ouro é promovido pela Liga de Handebol do Paraná, e teve o apoio da Prefeitura de Maringá, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer, Associação Maringaense de Handebol, Federação Internacional de Handebol (IHF), Confederação Brasileira de Handebol, Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), CREF9/PR, Taluana Sports e Caio Eventos.

DIVULGAÇÃO
ORLANDO GONZALEZ

Comentários