RÁDIO MARINGÁ - Crianças de Belo Horizonte no treino da seleção britânica olímpica de rúgbi

Em 1º de agosto, a quatro dias do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, 40 jovens com idade entre 12 a 15 anos, participantes do programa Try Rugby MG, uma parceria entre o British Council, Premiership Rugby e SESI-MG, irão assistir ao treino da seleção britânica de rúgbi masculino. O treino acontecerá no Cruzeiro Esporte Clube, Toca da Raposa 1, na capital mineira.

O objetivo da visita é motivar os jovens à prática do esporte, bem como interagir com jogadores profissionais pela primeira vez. As crianças serão acompanhadas pelos técnicos britânico David Holby, Andrew Turner e Lucy Brown que atuam no projeto há cerca de um ano.

Já o projeto visa ultrapassar apenas o incentivo a prática esportiva. A presença dos técnicos britânicos contribui para o intercâmbio cultural com os alunos, desperta o interesse para a língua inglesa e reforça os valores do rúgbi: integridade, respeito, solidariedade, paixão e disciplina.

Segundo Martin Dowle, diretor do British Council no Brasil “Além de melhorar a qualidade de vida das crianças através da atividade física, o Try Rugby desenvolve valores como trabalho em equipe, liderança e disciplina, que são fundamentais para sua formação como cidadãos. A inclusão do rúgbi 7s nos jogos Olímpicos no mês que vem vai dar um impulso grande na popularidade do esporte. Já contamos com a participação de 80 mil jovens em cinco estados no Brasil, e ficamos felizes que foi possível contar com o expertise e dedicação dos treinadores britânicos, que são fundamentais para o sucesso do projeto.”

Para o gerente de Lazer e Esportes do SESI, João Paulo Torchetti, o esporte tem grande potencial de crescimento. “O esporte fará parte das Olimpíadas e isso é um incentivo. Promovemos nas escolas o momento olímpico para que os alunos conhecessem as modalidades participantes e se integrassem no espírito olímpico,” salienta.


Sobre o Try Rugby

O Try Rugby é uma iniciativa internacional pioneira, em que técnicos Britânicos da Premiership Rugby, uma das ligas de rúgbi mais importantes do mundo, atuam em escolas e comunidades no Brasil. O programa usa o esporte como uma ferramenta para engajar crianças e jovens em diversos estados brasileiros, promovendo saúde, educação e práticas sociais, bem como visa aumentar o número de praticantes da modalidade no Brasil, ajudando no crescimento do esporte no país. O programa acontece em 5 estados brasileiros - São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em Minas Gerais, aproximadamente 1200 crianças participam do Try Rugby, nas escolas SESI Newton Pereira, SESI Comar e suas comunidades.

+ www.radiomaringa.com.br

Comentários